Candidatos e partidos têm até esta terça-feira (1º) para fazer a prestação de contas referentes ao primeiro turno das eleições de 2022. No caso do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), o prazo vale para candidatos aos cargos de deputados federal e estadual, senador e governador. Quem concorreu à Presidência fazem a entrega diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os dados devem ser enviados por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais via internet, e a entrega da mídia física deve ser feita no TRE e zonas eleitorais competentes.
Na Capital, a entrega deve ser feita na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Porto Alegre, na Rua Siqueira Campos, 805, no Centro Histórico. O horário de atendimento é das 12h às 19h. Os partidos municipais devem procurar os cartórios eleitorais.
São esperadas 1.399 prestações de contas. Até a manhã desta segunda-feira, segundo o TRE, foram entregues 490.
— É comum que a entrega da maior parte das prestações fique para os últimos dias — explica o coordenador de Auditoria de Contas Partidárias e Eleitorais, Cristiano Santiago de Aguiar.
Os candidatos aos governos estaduais que participaram do segundo turno devem fazer a prestação de contas referente a esta etapa até o dia 19 de novembro.
Segundo o TRE, candidatos eleitos que não fizerem a entrega podem não ser diplomados e não tomar posse. Todos que não cumprirem o compromisso podem ser julgados por não prestação de contas.