Os dois candidatos classificados para o segundo turno da eleição para o governo do Estado retornaram à televisão nesta quinta-feira (13), quando se reiniciou a propaganda eleitoral obrigatória. No primeiro programa, exibido a partir das 13h10min, tanto Onyx Lorenzoni (PL) quanto Eduardo Leite (PSDB) agradeceram ao eleitorado pela votação recebida no primeiro turno e, cada um a seu modo, colocaram em prática as estratégias traçadas pelas respectivas campanhas.
Primeiro a aparecer, Onyx ressaltou que pretende continuar "ouvindo os gaúchos" durante o segundo turno, como fizera no primeiro, e se posicionou como alguém capaz de melhorar a vida das pessoas. O programa do candidato do PL também exibiu vídeos de apoiadores elogiando a ligação dele com o presidente Jair Bolsonaro.
De sua parte, Leite transformou seu espaço em uma ode ao Rio Grande do Sul, com a intenção de afastar da eleição estadual o clima de polarização do pleito presidencial, no qual não apoia nenhum dos concorrentes. No programa do tucano, eleitores também apareceram, mas para elogiar o desempenho dele no governo estadual.
O horário eleitoral dos candidatos ao governo do Estado deveria ter começado na sexta-feira passada (7), mas iniciou nesta quinta-feira por acordo entre as coligações. A exibição na TV será sempre às 13h10min e às 20h40min, logo após os programas dos candidatos a presidente.
Diferente do primeiro turno, quando o tempo dos candidatos foi distribuído de acordo com o tamanho das coligações, no segundo turno o espaço é o mesmo: cinco minutos para cada um. O número de inserções veiculadas durante a programação diária também é o mesmo.
Além da TV, estreou nesta quinta o programa de rádio dos candidatos, que irá ao ar sempre às 7h10min e 12h10min. No rádio, também são transmitidas inserções durante o dia.
Veja um resumo de como foram os programas:
Onyx Lorenzoni (PL)
Primeiro a ser exibido, o programa de Onyx intercalou o depoimento do candidato com trechos do jingle de campanha e testemunhos de apoiadores que proferiram mensagens abonatórias. Em suas declarações, o candidato do PL disse que rodou o Estado e ouviu as pessoas durante o primeiro turno e agradeceu pelos 2.382.026 votos recebidos.
— Em todas as cidades por onde passei, em cada conversa na rua, em todo o lar que abriu as portas para me receber, pude escutar o povo gaúcho. Para entender melhor suas necessidades, seus problemas e seus desejos — afirmou o candidato.
Durante as falas de Onyx, foram destacadas tela algumas expressões, como "governar para as pessoas", "fazer as escolhas certas" e "mudar para melhor a vida das pessoas". Além de elogios ao candidato, os apoiadores que apareceram no vídeo ressaltaram a ligação de Onyx com o presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição.
No final do programa, o candidato do PL prometeu "continuar ouvindo as pessoas" e disse que o Estado precisa ter um governador "que não coloque interesse pessoais acima dos interesses do povo". Na sequência, foi exibido o trecho da participação de Onyx em ato público. De cima de um caminhão de som, o candidato diz que será um governador "que fala a verdade, cumpre a palavra, ama seu povo e ao lado de sua esposa vai governar para as famílias do Rio Grande".
Embora não tenha citado o adversário, trata-se de um artifício utilizado para criticar Leite. Em entrevistas e debates, Onyx tem dito que sempre fala a verdade e acusado o tucano de descumprir a palavra.
Eduardo Leite (PSDB)
Em sua primeira veiculação na TV no horário eleitoral de segundo turno, o programa de Eduardo Leite foi introduzido pela música "Querência amada", na voz de Teixeirinha. O recurso está ligado ao foco da campanha no segundo turno, de valorizar aspectos do Rio Grande do Sul a despeito da eleição presidencial.
Ao tomar a palavra, o tucano agradeceu aos gaúchos pelos 1.702.815 votos recebidos no primeiro turno, pela receptividade nos mais de 120 municípios visitados e pelas mensagens recebidas via redes sociais
— Tudo isso aumenta ainda mais a responsabilidade que tenho de fazer um segundo governo muito, mas muito melhor que o primeiro. Vai ser essa nossa caminhada de esperança a partir de agora, detalhando o que vamos fazer e como vamos melhorar a sua vida — declarou.
Em seguida, foram mostradas cenas de Leite interagindo com populares e recebendo elogios por iniciativas de seu governo. Um dos apoiadores disse que Leite "botou o Estado no eixo e vai continuar colocando".
Ao final, foi exibido um vídeo de conceito da campanha, aberto pelo slogan "o Rio Grande fala mais alto". Narrada por Leite, a mensagem exalta o Estado e conclama a união entre os gaúchos.
Na locução, o tucano disse que o momento é de "unir as famílias gaúchas a favor de todas elas, e não colocar umas contra as outras". Enquanto isso, surgiram na tela imagens de Leite em campanha e palavras destacadas como "paz" e futuro".