A apuração do 2º turno das eleições de 2022 para governador de Rondônia começa a partir das 17h (horário de Brasília). Os dados serão atualizados em página especial do portal g1, conforme apuração e divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e podem ser conferidos no link abaixo.
Os resultados parciais da eleição para a Presidência do Brasil também serão revelados a partir de 17h (horário de Brasília), mesmo horário do encerramento da votação.
Acompanhe também a apuração pra a Presidência da República:
Quem está na disputa do 2ª turno em RO?
Em Rondônia, Capitão Marcos Rocha (União Brasil) e Marcos Rogério (PL) são os candidatos a governador do Estado.
Quantos votos fez Marcos Rocha no 1º turno?
Capitão Marcos Rocha foi o candidato a governador mais votado de RO no primeiro turno das eleições 2022. O candidato do União Brasil recebeu o total de 330.656 votos, ficando com 38,88% no pleito.
Quantos votos fez Marcos Rogério no 1º turno?
Marcos Rogério foi o segundo candidato a governador mais votado de RO no primeiro turno das eleições 2022. O candidato do PL recebeu o total de 315.035 votos, ficando com 37,05% no pleito.
O que faz um governador?
As organizações políticas brasileiras — municípios, Estados e Distrito Federal — se unem para formar um governo central, a União. Nessa federação, o Poder Executivo estadual é chefiado pelo governador, que faz a articulação política com o governo federal e os municípios.Ele deve representar o Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, e garantir que os interesses sociais sejam defendidos junto ao presidente.São várias as áreas de relevância pública em que ele tem papel decisivo, sendo as mais importantes: funções relacionadas a segurança pública; infraestrutura e orçamento estadual; angariar investimentos federais; administrar o sistema prisional; atuar no processo legislativo estadual; educação e saúde.Para realizar investimentos e desempenhar suas funções, os governadores podem contar com recursos vindos da arrecadação de impostos estaduais, investimentos federais e empréstimos com instituições financeiras.