A desembargadora, vice-presidente e corregedora do TRE-RS Vanderlei Kubiak afirmou nesta quarta-feira (21) que muitos eleitores anulam seus votos nas eleições por não saberem qual é a ordem correta da votação. A corregedora concedeu entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, tirando dúvidas sobre o pleito.
— Já se percebeu muitos votos anulados em razão de o eleitor estar votando na ordem equivocada — afirmou. — O eleitor leva aquela colinha, aquele lembrete, mas muitas vezes ele está com a ordem equivocada no próprio lembrete, então ele quer votar para deputado estadual no espaço para deputado federal e vice-versa.
Ela ainda ressaltou a importância de o eleitor conferir o número correto de cada candidato e a ordem de votação (veja abaixo). As informações podem ser conferidas no site do TRE.
Durante a entrevista, a desembargadora comentou a iniciativa do TSE de disponibilizar testes à população para o uso das urnas eletrônicas, tanto presencialmente, em um cartório eleitoral, quanto no site do tribunal.
Vanderlei também comentou que as pessoas não devem se surpreender por ter de ler biometria na hora do voto, mesmo sem ter feito o cadastro prévio no cartório eleitoral. Isso ocorre porque houve uma importação dos dados do IGP e do Detran para as eleições.
Veja a ordem de votação:
- Deputado federal
- Deputado estadual (ou distrital)
- Senador
- Governador
- Presidente da República