Com o primeiro turno das eleições cada vez mais próximo, em 2 de outubro, os candidatos mais bem cotados nas pesquisas eleitorais, pela ordem, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), estão buscando ficar mais perto de seu eleitorado e convencer os indecisos. Nesta quarta-feira (14), os políticos participaram de eventos, caminhadas, motociatas, comícios e conversas com os eleitores.
Confira, abaixo, como foi o dia dos postulantes à Presidência da República.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A única agenda do candidato petista nesta quarta-feira foi um encontro com lideranças de cooperativas de alimentos, pela manhã. O evento ocorreu no Armazém do Campo, em São Paulo — o local é um galpão com uma loja de itens produzidos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na ocasião, Lula afirmou que o associativismo será uma importante forma de gerar empregos no país, caso seja eleito.
O ex-presidente ainda destacou que o mundo está cada vez mais avançando tecnologicamente e, por isso, é preciso discutir como gerar mais empregos para os brasileiros, incentivando a economia criativa. De acordo com ele, é papel da sociedade construir alternativas. Lula, ainda no encontro, defendeu "ocupar" as Forças Armadas brasileiras com "coisas mais dignas" e "mais necessárias" à população brasileira.
Jair Bolsonaro (PL)
O candidato à reeleição teve uma agenda cheia nesta quarta-feira. O dia de Bolsonaro começou com uma motociata, seguida de um comício, em Presidente Prudente, em São Paulo. Na ocasião, o político pediu mobilização aos seus apoiadores para conquistar mais eleitores e aproveitou para atacar Lula, que está em primeiro lugar nas pesquisas, chamando o petista de “bandido” e desacreditando os institutos de pesquisas.
Na sequência, Bolsonaro partiu para Natal, no Rio Grande do Norte, onde também participou de uma motociata e de um comício, onde alertou para a proximidade das eleições e, mais uma vez, atacou o seu adversário direto, Lula. Ele ainda exaltou, no comício, as mulheres. Por sinal, o dia do candidato terminou em um evento chamado Mulheres Pelo Brasil, ao lado de sua esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, também em Natal.
Ciro Gomes (PDT)
A agenda de Ciro Gomes nesta quarta-feira começou em Salvador, na Bahia. Por lá, ele concedeu entrevista para o programa da rádio Metrópole. Durante a conversa, o candidato criticou a autonomia do Banco Central e afirmou estar se despedindo de eleições — ele destacou que, caso seja eleito, não tentará reeleição em 2026 e, se perder a disputa, abandonará as disputas políticas.
O pedetista, na parte da tarde, foi para Aracaju, em Sergipe. Ele participou de um ato político no Iate Clube da capital sergipana. Por lá, concedeu uma entrevista coletiva, onde abordou temas como a diminuição da tributação e a mudança no modelo econômico do país para reduzir o valor dos combustíveis.
Simone Tebet (MDB)
A candidata do MDB cumpriu agenda nesta quarta-feira no Recife, em Pernambuco, onde visitou, pela manhã, o Porto Digital, considerado um dos principais parques tecnológicos e de inovação do Brasil. Simone enfatizou que o Nordeste tem capacidade para ser "uma imensa força" no desenvolvimento do Brasil e lamentou que o governo federal, segundo ela, tenha dado mostras sucessivas de menosprezo pela ciência, tecnologia e inovação.
Por lá, a candidata do MDB concedeu uma coletiva de imprensa na qual enfatizou que a campanha pelo voto útil "é um desrespeito à população". Simone ainda destacou que é possível criar métodos para combater a corrupção e para retomar obras paradas. Depois, ela participou de um encontro com mães de crianças com deficiência no bairro Boa Viagem. Na sequência, foi à unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) na Ilha Joana Bezerra. Simone encerrou a visita ao Recife com uma caminhada pelas ruas da comunidade Roda de Fogo, localizada no Torrões, bairro localizado na Zona Oeste.