Antigos aliados e agora rivais, os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) abriram o debate da TV Globo nesta noite com um enfrentamento sobre a herança petista na economia.
Enquanto Ciro, ao perguntar, citou milhões de desempregados após o fim do governo Dilma Rousseff (PT), Lula destacou conquistas sociais ao longo dos oito anos de seu governo.
— Banqueiro ganhou dinheiro, empresários ganharam dinheiro, empresários rurais ganharam dinheiro, aumentaram exportações. A verdade nua e crua é que eu tive prazer de governar o país, e você me ajudou a fazer maior política de inclusão social da história — respondeu Lula, lembrando que Ciro foi seu ministro.
O pedetista fez questão de destacar números, como o desemprego de 14% ao final do governo Dilma, e perguntou se Lula gostaria de repetir o feito se voltar ao Palácio do Planalto.
— Era a taxa de juros mais alta do planeta — declarou.
Ciro também disse ter se afastado do PT por "contradições graves de economia e morais".
— O senhor pega 14 anos, separa pedacinhos e esquece os resultados finais — argumentou Ciro.
Lula afirmou a Ciro que o adversário parecia "nervoso" e ressaltou que Jair Bolsonaro (PL) herdou o país de Michel Temer (MDB), e não de Dilma.