Candidato à reeleição, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disse em comício na cidade de Prudentópolis, no interior do Paraná, nesta sexta-feira (16), que torce pela paz na Ucrânia e que o Brasil “tudo fará” para alcançar esse objetivo. O país do leste europeu vive um conflito armado desde que foi invadido pela Rússia, em fevereiro deste ano.
Bolsonaro participou de um comício com candidatos locais na cidade, que tem a maior comunidade de imigrantes e descendentes de ucranianos no Brasil.
— Por que nós chegamos até aqui? Vocês, em grande parte, pelo país de origem, um país pacífico, um país também produtor rural, que na bandeira de lá impera as mesmas cores da bandeira daqui. Somos irmãos, queremos o bem um do outro, torcemos pela paz. E o Brasil tudo fará, como vem fazendo, para que essa paz seja alcançada — disse.
Antes do evento, o candidato fez um passeio de moto pela cidade e cumprimentou apoiadores.
Diplomacia brasileira
Poucos dias antes do início do conflito no leste europeu, Bolsonaro esteve na Rússia e se reuniu com o presidente Vladimir Putin, em meio à pressão internacional por uma condenação pública das ações do líder russo.
Naquele momento, Bolsonaro disse que o Brasil adotaria posicionamento neutro em relação ao conflito. A justificativa para a neutralidade foi não "trazer as consequências do embate para o país". De acordo com o presidente, o agronegócio brasileiro é dependente do fertilizante russo.
Bolsonaro foi criticado tanto pelo encontro com Putin no momento de tensão antes da guerra como pela recusa em atender aos apelos internacionais pela condenação da invasão.
Conforme o portal G1, o presidente iniciou a agenda eleitoral desta sexta-feira em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. De lá, foi de carro para Guamiranga, onde participou de uma motociata que terminou na cidade de Prudentópolis. À tarde e à noite, Bolsonaro cumpre agenda de campanha em Londrina (PR).