Divulgada na noite desta quinta-feira (15), a sétima rodada da Pesquisa Datafolha aponta que mais da metade do eleitorado (53%) não votaria no presidente Jair Bolsonaro (PL) de jeito nenhum. Os que dizem não votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são 38%. Os dados são do G1.
Em comparação à pesquisa anterior, de 9 de setembro, Bolsonaro oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro. Já o petista oscilou um ponto para baixo, de 39% para 38%.
No entanto, quando comparado com a primeira pesquisa da série, de maio deste ano, Bolsonaro aparece um ponto abaixo do registrado naquele mês (54%). Já Lula, que em maio tinha 33%, subiu cinco na rejeição.
Em terceiro lugar nas pesquisas do primeiro turno, Ciro Gomes (PDT), tem 24% de rejeição no levantamento divulgado nesta quinta. Simone Tebet (MDB), que aparece em 4º, tem 14%.
O levantamento, que foi encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ouviu 5.926 pessoas entre entre terça-feira (13) e esta quinta-feira (15) em 300 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%, o que significa que se ela for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-04099/2022.