Uma dúvida comum antes das eleições é: preciso levar o título de eleitor na hora de votar? A resposta é não. Contudo, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto no local da votação.
Quais documentos é possível apresentar para votar nas eleições de 2022
Entre esses documentos aceitos, estão carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (CNH), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista e carteira de trabalho. É possível também utilizar o e-Título, no celular, caso o eleitor já tenha feito o cadastramento biométrico, porque assim haverá a foto da pessoa no aplicativo.
Portanto, se você perdeu ou simplesmente não quer levar o título de eleitor na hora do pleito, só precisa saber o local de votação e apresentar um documento oficial com foto. O próprio título, por não ter foto, precisa ser acompanhado por outra identificação com foto no dia da eleição.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses documentos poderão ser usados mesmo que a data de validade esteja vencida. Porém, certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.
Neste ano, os eleitores vão às urnas para escolher novos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O primeiro turno será em 2 de outubro. O segundo, caso necessário, está previsto para o dia 30 de outubro.
Confira a lista de documentos válidos na hora da votação:
- Carteira de identidade;
- Carteira nacional de habilitação (CNH);
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- E-Título (caso já tenha feito a biometria e o documento apresente foto do eleitor).