O Rio Grande do Sul tem pelo menos 512 candidatos a deputado federal aptos a receberem votos nas eleições deste ano, cujo primeiro turno ocorre no próximo domingo (2). Os números de quatro dígitos dos postulantes às 31 vagas na Câmara serão os primeiros solicitados pelas urnas eletrônicas no momento da votação. Neste pleito, também serão definidos deputados estaduais, senadores, governadores e presidente da República.
A relação de postulantes a deputado federal pelo RS pode ser conferida no buscador abaixo, que permite procurar o candidato por nome ou partido. A lista de GZH reúne os pedidos de candidatura em situação "deferido", "deferido com recurso" e "indeferido com recurso", eliminando "indeferidos", "renúncias" e "falecimentos", conforme dados atualizados até esta quarta-feira (28) no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
É recomendado anotar os números dos candidatos em um papel e levá-lo consigo no momento da votação (cola eleitoral), a fim de evitar esquecimentos e erros, já que o uso de celular é proibido em frente à urna. O segundo turno, se houver, será em 30 de outubro.