O PSB do Rio Grande do Sul oficializou, nesta quarta-feira (3), a indicação do ex-vice-governador Vicente Bogo para concorrer ao governo do Estado. Bogo vai disputar a eleição no lugar do ex-deputado Beto Albuquerque, que havia sido homologado na convenção partidária mas desistiu da candidatura na segunda-feira (1º).
Com chapa pura, Bogo terá a ex-vereadora de Montenegro Josiane Paz como vice. O vereador de Porto Alegre Airto Ferronato será candidato ao Senado, com Sanny Figueiredo e Fabiane Peglow como suplentes. Os nomes foram confirmados em entrevista coletiva na sede do partido, na Capital.
Durante o discurso no evento, Bogo disse que pretende conduzir uma campanha sincera, sem assumir compromissos que não possa cumprir em caso de vitória:
— Não vamos fazer campanha para iludir ninguém. Vamos fazer a campanha da unidade, da transparência e da clareza.
Embora Albuquerque não tenha comparecido ao anúncio, Bogo incorporou o discurso do ex-candidato e mencionou a educação como uma das prioridades de sua gestão, caso eleito.
— Temos de repensar a relação com professores e diretores de escola. Gostaria de fazer atualização das diretrizes pedagógicas do ensino para estimular as vocações — anunciou.
Questionado, Bogo confirmou que, mesmo sem aliança local com o PT, o PSB gaúcho apoiará a candidatura ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem Geraldo Alckmin como vice, inclusive com o número de Lula nos materiais de campanha dos candidatos a deputado.
Ainda assim, usou expressões como "maniqueísmo" e "escolha de Sofia" para se referir à polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro.
Como o PSB gaúcho não está entre as prioridades da direção nacional para a distribuição dos recursos, o candidato admitiu que fará uma campanha "pobre". No entanto, afirma que os recursos disponíveis serão suficientes para "chegar a todos os municípios do Rio Grande do Sul".
Bogo tem 65 anos, é professor e foi vice-governador do Estado durante a gestão de Antônio Britto (MDB), entre 1995 e 1998. Na época, ele estava filiado ao PSDB. Também foi deputado federal constituinte.