Centenas de pessoas acompanharam, no início da noite deste domingo (29), a festa da vitória do prefeito eleito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB). Ele terá como vice-prefeita Paula Ioris (PSDB), nesta que será a primeira gestão na cidade liderada pela sigla. Ao lado dela e de outros apoiadores partidários, o tucano foi recebido com aplausos, por volta das 18h20min, em seu comitê, no bairro Rio Branco, onde parte da militância acompanhou a apuração dos votos.
Em seu primeiro pronunciamento às mais de 200 pessoas que já estavam nas ruas, sem respeitar o distanciamento social diante da sede do comitê, na Avenida Rio Branco, Didomenico agradeceu pelos votos e fez uma breve retomada da trajetória, desde a decisão de concorrer até o resultado desse segundo turno, que o colocou a mais de 40 mil votos de vantagem em relação ao seu oponente nas urnas, Pepe Vargas (PT).
Em entrevistas concedidas antes da eleição, Adiló já afirmava estar aberto para acolher propostas de outros candidatos que fossem importantes para a cidade. Ainda sobre o resultado, ele fez questão de selar a diplomacia política declarando respeito a seu oponente.
— Não é porque ganhamos a eleição que não precisamos mais deles. Todos que quiserem o melhor pra Caxias do Sul serão bem-vindos. Vamos fazer uma administração ouvindo as pessoas porque, quando ouvimos, erramos menos; e, se errarmos, vamos voltar atrás e corrigir — afirmou o prefeito eleito para a administração 2021-2024 da cidade da serra gaúcha.
Ainda antes de seu discurso de vitorioso, pronunciaram-se lideranças partidárias, locais e estaduais, como o deputado Mateus Wesp — que é presidente estadual do PSDB —, o dirigente municipal do partido, Ozório Rocha, e o atuante apoiador da campanha deputado Neri, O Carteiro (Solidariedade).
— Não podemos perder a esperança de dias melhores para nossa comunidade. Adiló e Paula são pessoas em que eu confio e sei que vão fazer a diferença na nossa cidade — afirmou o deputado.
O atual prefeito de Caxias, Flavio Cassina (PTB) também esteve na comemoração e declarou estar emocionado com a vitória de Adiló. Também falaram os coordenadores de campanha João Uez e Roneide Dornelles e o ex-prefeito Mansueto Serafini Filho.
Paula Ioris foi a primeira a falar e também lembrou os 20 meses de preparação que os levaram até a vitória nas urnas neste domingo.
— Estivemos juntos nos preparando para uma possível eleição porque, para nós, política tem que se fazer de forma séria, com ética, com preparo. Pelo percentual do resultado, essa é uma vitória de Caxias, da serenidade, responsabilidade, trabalho e verdade. É isso que a cidade espera de nós. Continuamos fazendo a nossa forma de fazer política e daremos o melhor de nós — afirmou.
A chapa eleita concedeu entrevista coletiva à imprensa logo após os pronunciamentos, no interior do comitê. Inicialmente, o prefeito eleito declarou que os primeiros passos no governo, a partir de 2021, serão relacionados à legislação municipal — que na opinião dele hoje atravanca o desenvolvimento econômico da cidade — assim como a aplicação de estratégia de combate à pandemia, com medidas voltadas à conscientização sem o fechamento do comércio e da indústria, algo que ele já indicava durante o período de campanha eleitoral.
Por problemas técnicos na aparelhagem de som da coletiva de imprensa, não foi possível acompanhar o restante em segurança, uma vez que a falta de som acabou gerando aglomeração ao redor de Adiló.
De acordo com a assessoria de campanha, a festa encerraria com uma carreata, porém, apoiadores acabaram se concentrando na Praça Dante Alighieri, onde permaneciam até as 21h.