Dois nomes conhecidos de longa data dos caxienses buscam a preferência dos eleitores do segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul neste domingo (29). Em uma eleição com recorde de 11 candidatos em Caxias do Sul, Pepe Vargas (PT) e Adiló Didomenico (PSDB) foram os escolhidos para disputar o segundo turno.
Os dois candidatos à prefeitura da cidade da Serra chegaram à fase decisiva de maneiras distintas. Único concorrente posicionado no campo da esquerda, Pepe Vargas liderou com folga a primeira etapa da eleição, levando 75,6 mil votos (34,17% do total de válidos).
Adiló Didomenico superou a fragmentação de candidaturas na centro-direita e chegou ao segundo turno após acirrada disputa. Fez 34,2 mil votos (15,45%). Após a votação do último dia 15, sete dos nove candidatos derrotados anunciaram apoio a Adiló, entre eles Edson Néspolo (PDT), Carlos Búrigo (MDB) e Vinicius Ribeiro (DEM).
Os outros dois, Marcelo Slaviero (Novo) e Júlio Freitas (Republicanos), não apoiam ninguém oficialmente nesta segunda etapa da disputa.
Por outro lado, Pepe passou a contar com apoios do PV e da Rede, que estavam na chapa de Néspolo, e do Avante, aliado de Búrigo. Ambos também contam com suporte pulverizado de lideranças locais de PSB e PDT, partidos que liberaram a militância.
Médico de formação, Pepe é filiado ao PT desde os anos 1980 e foi prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Além disso, foi ministro e deputado federal. Atualmente, é deputado estadual.
Formado em Economia, Adiló ingressou na política pelo PTB, no final da década de 1980, e permaneceu no partido até abril de 2020, quando se filiou ao PSDB. Foi presidente de autarquia e secretário nos governos municipais de MDB e PDT, entre 2005 e 2016. No momento, é vereador.
A geração de empregos é um dos principais desafios a ser encarado pelo próximo prefeito de Caxias. Segundo maior polo metalmecânico do país, entre janeiro e outubro de 2020 o município fechou mais de 4,7 mil postos de trabalho em decorrência da crise do coronavírus.
A saúde pública também é uma área que pautou os debates e precisará de atenção, já que os casos de covid-19 voltaram a crescer, e a fila do SUS tem mais de 77 mil pacientes à espera de atendimento.
Candidatos
- Pepe Vargas, coligação Caxias pra Frente (PT, PCdoB e PSOL)
- Adiló Didomenico, coligação Levanta Caxias (PSDB, PTB, Solidariedade, PSC e PROS)
Votos no primeiro turno
- Pepe Vargas: 75.619 (34,17%)
- Adiló Didomenico: 34.204 (15,45%)
Eleitores no município
- 333.696
Abstenções no 1o turno
- 82.724 (24,79% do eleitorado)