Os candidatos à prefeitura de Porto Alegre se pronunciaram nas redes sociais sobre o homicídio de um homem negro no estacionamento do supermercado Carrefour no bairro Passo d'Areia, na Zona Norte. João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, morreu após ter sido espancado por dois seguranças, um deles policial militar temporário, na noite desta quinta-feira (19).
Manuela D'Ávila, do PCdoB, escreveu no Twitter que soube do assassinato na saída do debate da Band. Ela destacou que já foi pedida a investigação por vereadores da bancada negra da Câmara Municipal eleitos no domingo (15), mas destacou que “as imagens dizem muito”.
A candidata complementou: “O racismo que estrutura as relações de nossa sociedade precisa ser enfrentado de frente. As mulheres e homens brancos precisam assumir a sua responsabilidade na luta antirracista. Quantos Betos? Qual pessoa branca você viu ser vítima dessa violência?”
Sebastião Melo (MDB) também tuitou a respeito. Ele grafou: “Um absurdo! As cenas são chocantes. Justamente no dia Nacional de luta contra o racismo. Medidas rigorosas devem ser tomadas imediatamente!”.
Os dois suspeitos da agressão, identificados como Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva, foram presos em flagrante.