Candidato à reeleição, Nelson Marchezan (PSDB) afirmou que, se vencer a disputa, seguirá tomando decisões com base científica e conversando com todos os setores no combate à pandemia de coronavírus em Porto Alegre. Marchezan é o 12º entrevistado em série do Gaúcha Atualidade com os 13 postulantes ao comando da prefeitura da Capital.
O atual prefeito destacou que, com base no aprendizado no enfrentamento à crise sanitária neste ano e olhando para o resto do mundo, não descarta algumas medidas diferentes.
— A gente deverá tomar decisões, em algumas situações, diferentes. Sempre baseadas em salvar vidas, exigindo da sociedade as menores restrições, os menores esforços possíveis.
Sobre as trocas no secretariado e em cargos-chaves do governo, Marchezan afirmou que essas mudanças ocorreram por diversos fatores, como pessoas com novos desafios ou que não estavam em seu momento de vida para ter dedicação completa na prefeitura.
O candidato afirmou ainda que aprendeu e amadureceu muito no âmbito das relações com partidos e representantes partidários. No entanto, destacou que nada — nem partidos, vereadores, sindicatos — estará acima do interesse público, do compromisso com o eleitor, da ética e da responsabilidade com o dinheiro público.