Respeitando protocolos de segurança sanitária, sem assessores e sem imprensa, a candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila (PCdoB) votou às 10h12min deste domingo (29) no Colégio Santa Inês, bairro Petrópolis, zona norte da cidade. Ela chegou ao local acompanhada do candidato a vice, Miguel Rossetto (PT), do marido, o músico Duca Leindecker, e da filha do casal, Laura. A menina, inclusive, acompanhou a mãe - ambas de máscara - na hora de registrar o voto na seção 57 da zona 113. A candidata votou em três minutos.
Logo após sair do local de votação, Manuela falou com a imprensa e, assim como já havia ressaltado mais cedo durante café da manhã em hotel no Centro da Capital, criticou as fake news e a violência política na campanha. A candidata também ressaltou que está otimista e que, se eleita, trabalhará pela verdade.
– Hoje a gente encerra uma campanha marcada por muita violência política e por muita mentira. Mentira distribuída primeiro no submundo da internet e depois no mundo oficial. Mas, hoje, Porto Alegre vai derrotar tudo isso e poderemos dizer aos nosso filhos, aos porto-alegrenses, que mentir não compensa – disse Manuela.
Rosseto
Depois de votar no bairro Petrópolis, além de ser aplaudida enquanto as pessoas cantavam: “Manuela na prefeitura”, a candidata do PCdoB acompanhou o voto de Rossetto na Escola Escola Estadual professora Dinah Néri Pereira, Avenida José Bonifácio, bairro Bom Fim.
Manuela e Rosseto fizeram algumas selfies com eleitores, mas a todo momento pediam para assessores controlar o número de pessoas para garantir os protocolos de segurança do distanciamento social. Rossetto fez um alerta aos eleitores e disse para que não deixam de votar, destacando o grande número de abstenções no 1º turno.
Agenda
Manuela, que usava um emplastro no pescoço devido dores musculares na região cervical, voltou para casa, no bairro Auxiliadora, zona norte da cidade, após o voto de Rossetto. Ela irá passar toda a tarde no local, inclusive para acompanhar a apuração. Deve sair somente às 18h para uma coletiva de imprensa no hotel Embaixador, na Rua Jerônimo Coelho, no Centro da Capital, sobre o resultado das eleições.
Neste mesmo hotel, logo depois das 7h, Manuela tomou café com partidários e concedeu entrevistas por telefone para quatro emissoras de rádio. Para a Rádio Gaúcha, ela falou por 15 minutos, após as 8h30min, com as apresentadoras Andressa Xavier e Kelly Matos.
No hotel, estiveram presentes os deputados Edegar Pretto, Maria do Rosário, Paulo Pimenta, Sofia Cavedon e Henrique Fontana, além de vereadores eleitos do PT, PSOL e PCdoB e demais dirigentes partidários.
Durante uma entrevista e outra, por telefone, Manuela perguntou aos repórteres que a acompanhavam se o café estava bom. Em tom de brincadeira, ela disse: "Bah! No meu ovo caiu açúcar".