Coligado com o PSL e o PL, o prefeito Nelson Marchezan (PSDB), que busca a reeleição em meio a um processo de impeachment, será o candidato com maior tempo de propaganda gratuita de rádio e televisão durante a corrida eleitoral em Porto Alegre. O tucano terá dois minutos e nove segundos.
O segundo candidato com mais tempo é Sebastião Melo (MDB), com um minuto e 36 segundos, seguido por Manuel D'Ávila (PCdoB), que terá um minuto e 14 segundos. Na outra ponta, o candidato com menos tempo é Montserrat Martins (PV), com nove segundos (veja o quadro abaixo).
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão para os candidatos a prefeito começa na próxima sexta-feira (9). Em primeiro turno, os programas dos candidatos, com duração de 10 minutos, serão veiculados de segunda a sábado, até o dia 12 de novembro.
A distribuição dos tempos foi divulgada na sexta-feira (2) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Propagandas vão indicar alternativas para a crise social e econômica no pós-pandemia. Os conteúdos também serão integrados entre redes sociais, rádio e televisão.
— A comunicação política pelos meios tradicionais já não surte o mesmo efeito que provocava anos atrás, vide a vitória de Jair Bolsonaro, com muito pouco tempo de propaganda eleitoral — avalia o cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Paulo Peres.
Por isso, na sua visão, os candidatos mais competitivos terão que saber usar bem esse pouco tempo:
— Especialmente as inserções ao longo do dia, que costumam atingir um público maior, pois são diluídas nas programações das emissoras e acabam pegando de carona essa audiência.
Confira como ficou a distribuição de cada candidato
- Nelson Marchezan (PSDB) - Coligação Mais Porto Alegre (PL, PSDB, PSL) - Tempo 02:09 - 633 inserções
- Sebastião Melo (MDB) - Coligação Estamos Juntos Porto Alegre (Cidadania, DEM, MDB, Solidariedade) - Tempo 01:36 - 474 inserções
- Manuela D'Ávila (PCdoB) - Coligação Movimento muda Porto Alegre (PCdoB, PT) - Tempo 01:14 - 366 inserções
- Juliana Brizola (PDT) - Coligação Porto, Alegre de novo (PDT, PSB) - Tempo 01:10 - 346 inserções
- Gustavo Paim (PP) - Coligação Porto Alegre pra ti (Avante, PP)- Tempo 00:54 - 265 inserções
- José Fortunati (PTB) - Coligação Porto Alegre somos todos nós (Patriota, Pode, PSC, PTB) - Tempo 00:53 - 260 inserções
- Valter Nagelstein (PSD) - Tempo 00:43 - 212 inserções
- João Derly (Republicanos) - Tempo 00:37 - 187 inserções
- Fernanda Melchionna (PSOL) - Tempo 00:16 - 80 inserções
- Rodrigo Maroni (PROS) - Tempo 00:14 - 70 inserções
- Montserrat Martins (PV) - Tempo 00:09 - 47 inserções
* Devido à tabela de representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados, os candidatos Julio Flores (PSTU) e Luiz Delvair (PCO) não tiveram acesso ao horário eleitoral.
Os programas
No total, conforme comunicado da Justiça Eleitoral enviado aos partidos, os blocos de propaganda terão nove minutos e 55 segundos. Os cinco segundos restantes são considerados "sobras".
Conforme a resolução 23.610, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os programas no rádio serão veiculados de segunda a sábado, das 7h às 7h10min, e das 12h às 12h10min. Já na televisão, nos mesmos dias, das 13h às 13h10min, e das 20h30min às 20h40min.
Além dos programas, os candidatos têm direito a inserções de 30 segundos ou 60 segundos durante a programação das redes de comunicação, de segunda a domingo. Todas as inserções somam 70 minutos diários e a distribuição é feita conforme os critérios de proporcionalidade.
A resolução 23.610, do TSE, não deixa claro qual será o espaço dos candidatos a vereador nos programas de propaganda eleitoral de cada partido. Questionada pela reportagem, a assessoria do TSE explicou que "prefeitos e vereadores têm direito a tempo de propaganda de rádio e TV e inserções na programação. A distribuição do tempo de antena que é designado aos candidatos a vereadores é determinado pela direção partidária dentro do tempo que lhe cabe, conforme o cálculo previsto na resolução 23.610. Essa distribuição é repassada ao TRE, que é o órgão que organiza o plano de mídia para a propaganda em rádio e TV".
Em relação às inserções de 30 segundos e 60 segundos, a resolução diz que a divisão será da seguinte maneira: 60% para os candidatos a prefeito e 40% para os postulantes às Câmaras de Vereadores.