A ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB) foi confirmada como pré-candidata à prefeita de Porto Alegre durante convenção realizada de maneira remota na tarde deste sábado (12). O evento de PCdoB e PT também oficializou Miguel Rossetto como postulante à vaga de vice-prefeito. É a primeira vez em 40 anos que o Partido dos Trabalhadores não tem concorrente próprio ao paço municipal porto-alegrense.
— O que nos une é a certeza de que precisamos de um novo caminho para a nossa cidade agora. Um caminho em que a liberdade, o trabalho e o diálogo predominem sobre a arrogância, a mentira e o conflito. Em que a solidariedade vença o abandono e a frieza. Uma Porto Alegre realmente alegre, em que a tolerância prevaleça contra toda e qualquer forma de preconceito — afirmou Manuela.
Rosseto reforçou a fala da companheira de chapa:
— Nós teremos, sim, uma representação das forças políticas que defendem a igualdade, o princípio da justiça social, do respeito a todos os direitos, das forças comprometidas com a força desse país.
Entre os eixos destacadas como prioridade para uma eventual gestão, foram listados acesso à educação, habitação, economia solidária e regulamentação fundiária, além de geração de trabalho e emprego pós-pandemia.
O evento teve a participação (ao vivo ou em mensagens gravadas) de políticos locais, artistas e figuras públicas como Olívio Dutra, Mel Lisboa, Preta Gil, Caetano Veloso, Jorge Furtado, Eduardo Suplicy e Chico Buarque.
A chapa entre PCdoB e PT terá, ao todo, 87 postulantes à Câmara de Vereadores.