É falsa a pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República atribuída à Genial Investimentos cujo resultado seria a liderança de Fernando Haddad (PT). Segundo o levantamento enganoso divulgado no Facebook, o petista teria 58% dos votos válidos contra 42% de Jair Bolsonaro (PSL).
Publicado pelo blog Política e Estratégia Global, o post enganoso afirma que a pesquisa ouviu 5 mil eleitores entre os dias 1º e 13 de outubro. Também informa que margem de erro é de 4,5 pontos percentuais e o nível de confiança, 94%. Todos os dados foram inventados.
O Comprova entrou em contato com a Genial Investimentos, que não realiza pesquisas eleitorais, mas as encomenda. O último levantamento a pedido da empresa foi feito pelo Instituto Brasilis. Divulgada em 27 de setembro de 2018, antes do primeiro turno, a sondagem mostrava Bolsonaro com 27% das intenções de voto, Haddad com 22%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 10%, Ciro Gomes (PDT) com 8% e Marina Silva (Rede) com 5%. Nas simulações do segundo turno, Haddad tinha 44%, e Bolsonaro, 36%. Brancos e nulos eram 15%, e outros 4% não souberam responder.
De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há nenhum levantamento da Brasilis prevista o segundo turno. Conforme as regras do TSE, em 2018, todas as pesquisas eleitorais devem ser registradas em seu sistema próprio. Pelo dispositivo, a empresa que realiza o levantamento se compromete a fornecer as seguintes informações: os resultados, o período de coleta, a margem de erro, o nível de confiança, a quantidade de entrevistados, o nome da empresa de pesquisa, a identificação do contratante e o número de registro.
Segundo o TSE, a divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações está sujeita a multa de R$ 53.205 a R$ 106.410. Já a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no mesmo valor.
No CrowdTangle, ferramenta de análise de redes sociais, o post falso gerou mais de 100 mil interações no Facebook entre os dias 14 e 17 de outubro. Na página Botando Pilha, por exemplo, a postagem teve 2,2 mil reações, 635 comentários e 2,2 mil compartilhamentos no mesmo período.
Falso
A pesquisa é atribuída a uma corretora que nega a realização da consulta. Também não há registro de uma pesquisa com essas características no site do TSE.
Projeto Comprova
Este texto foi originalmente publicado no site do Projeto Comprova. A evidência foi checada por GaúchaZH e pelo veículo parceiro Poder360.
O Comprova é um projeto que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros, incluindo GaúchaZH, para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018.