A pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (6) aponta a liderança do ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite (PSDB) na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. Considerando-se apenas os votos válidos (sem contabilizar brancos e nulos), o candidato tucano aparece com 38% das intenções de voto, seguido pelo governador e candidato à reeleição pelo MDB, José Ivo Sartori, que tem 32%.
Na terceira colocação, o Ibope aponta empate técnico entre Miguel Rossetto (PT) e Jairo Jorge (PDT). O candidato petista tem 14% dos votos válidos, enquanto o pedetista aparece com 11%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Mateus Bandeira (Novo) tem 3% das intenções de voto, empatado tecnicamente com os candidatos Julio Flores (PSTU), Roberto Robaina (PSOL) e Paulo de Oliveira Medeiros (PCO), todos com 1%.
O Ibope entrevistou 1.806 pessoas entre os dias 4 e 6 de outubro. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada por RBS Participações S.A e registrada no TRE-RS sob o número RS-08318/2018, e no TSE sob o número BR-01489/2018.
Confira os números:
Votos válidos
Rejeição
- José Ivo Sartori (MDB): 31%
- Miguel Rossetto (PT): 21%
- Julio Flores (PSTU): 14%
- Roberto Robaina (PSOL): 12%
- Eduardo Leite (PSDB): 9%
- Jairo Jorge (PDT): 9%
- Mateus Bandeira (Novo): 8%
- Paulo de Oliveira Medeiros (PCO): 6%
- Poderia votar em todos: 8%
- Não sabe/Não opinou: 20%
Cenários de segundo turno:
Eduardo Leite (PSDB) 50% x 34% José Ivo Sartori (MDB) (Branco/nulo 11%, Não sabe/não respondeu 5%)
José Ivo Sartori (MDB) 47% x 35% Miguel Rossetto (PT) (Branco/nulo 12%, Não sabe/não respondeu 6%)
Eduardo Leite (PSDB) 58% x 24% Miguel Rossetto (PT) (Branco/nulo 10%, Não sabe/não respondeu 8%).