Um dos médicos do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) realmente disse o termo "câncer de intestino" enquanto se preparava para examinar o deputado federal no último domingo (21), como mostra vídeo divulgado em reportagem da TV Record. O profissional, porém, não estava, naquele momento, dando um diagnóstico ao capitão da reserva. Na realidade, o médico fazia uma brincadeira sobre uma informação falsa que circulou nas redes sociais anteriormente de que Bolsonaro estaria com câncer.
Pelo Twitter, trechos do vídeo foram publicados acompanhados de legendas enganosas que sugeriam que o militar estaria realmente com câncer. "Olhaí o momento exato em que o médico fala o diagnóstico de Bolsonaro: câncer de intestino. Pra quem desconfiava da teoria de que ele estava doente, tá aí uma prova difícil de refutar (sic)", escreveu uma usuária.
"Médico de Jair Bolsonaro falando ao fundo da reportagem da Record que o candidato a presidência está com CANCER DE INTESTINO. 'Montagem'? Reportagem saiu no próprio canal da Record no Youtube (sic)", escreveu outro internauta ao também compartilhar trecho do vídeo.
Realizado no último domingo, 21 de outubro, na casa do candidato, no Rio de Janeiro, o exame foi acompanhado pela equipe da TV Record que produzia uma reportagem sobre o estado de saúde de Bolsonaro para o programa Domingo Espetacular. A brincadeira do médico — que aparece aos 9 minutos e 32 segundos — acabou vazando na matéria exibida pela emissora.
Na última quarta-feira, dia 24, o blog Coluna do Fraga, do portal R7, publicou o trecho da gravação sem a edição da reportagem. No vídeo, de seis segundos, o médico diz, aos risos: "Operou um câncer no intestino dele. Um câncer no intestino". Uma outra voz masculina complementa: "É uma fake news".
Bolsonaro passou por duas cirurgias complexas após ser atacado com uma faca na barriga enquanto fazia campanha de rua na cidade de Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro. O responsável pelo ataque está preso. Do dia em que foi esfaqueado até o dia que recebeu alta do hospital Albert Einstein, onde ficou em recuperação, Bolsonaro passou 23 dias internado.
O vídeo que tenta induzir que Bolsonaro estaria com câncer foi compartilhado em ao menos oito contas no Twitter. Em uma delas, o vídeo somou 65,2 mil visualizações, 752 retuítes e 1.980 curtidas, até a publicação deste texto. Em outra conta, o vídeo teve 62,5 mil visualizações, 412 retuítes e 902 curtidas entre as 7h34min de quarta-feira, dia 24, e às 15h15min de quinta-feira, 25 de outubro.
A peça também foi verificada pelo site E-farsas.
Contexto errado
O médico disse realmente "câncer de intestino" na gravação em vídeo, mas não estava fazendo um diagnóstico.
Projeto Comprova
Este texto foi originalmente publicado no site do Projeto Comprova. Foi verificado por GaúchaZH e pelo veículo parceiro Folha de S.Paulo.
O Comprova é um projeto que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros, incluindo GaúchaZH, para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018.