Candidato do PDT ao governo estadual, Jairo Jorge escolheu sua cidade natal e reduto eleitoral para concentrar os esforços do último dia de campanha. Na manhã deste sábado (6), o ex-prefeito de Canoas, na Região Metropolitana, saiu em carreata do bairro Fátima e circulou por ruas e avenidas no alto de um caminhão de som. Acenava para a população enquanto destacava os principais feitos de seus dois mandatos na administração municipal.
– Canoense vota em canoense. Não vai ser alguém lá de Caxias ou alguém lá de Pelotas que vai ajudar Canoas – falou ao microfone, citando indiretamente os candidatos José Ivo Sartori (MDB) e Eduardo Leite (PSDB), líderes nas pesquisas de intenção de voto. – Nos momentos mais difíceis, eu estava aqui. Não ficava fechado lá na prefeitura, não era prefeito desaparecido, eu vinha ouvir o povo. Não foram nem oito dias, nem oito meses. Foram oito anos como prefeito.
Moradores e comerciantes o cumprimentavam fazendo o "V" de vitória com as mãos, cerrando os punhos ou erguendo as cuias de chimarrão. Uma senhora foi até o portão de casa segurando uma caneca e uma rosca quando ouviu o jingle em alto volume se aproximando.
– É disso que nós estamos precisando, vizinha! – cumprimentou-a o pedetista. – Humildade e seriedade.
Na área de concentração dos veículos dos militantes, antes de sair em desfile pela cidade, o candidato fez um balanço das últimas semanas, lamentando o pouco tempo de campanha para apresentar suas propostas e ficar mais conhecido. Destacou que, desde o ano passado, percorreu todos os 497 municípios gaúchos.
– Fui no mínimo uma vez a cada uma delas. Levei 16 meses. Percorri 102 mil quilômetros. Conheci os diversos Rio Grandes que há dentro do Rio Grande – detalhou.
Jairo Jorge classificou esta eleição como "atípica" e afirmou que as pesquisas de opinião não capturam o cenário verdadeiro.
– A polarização nacional tirou a atenção do eleitor do Rio Grande do Sul. Estou confiante para amanhã (domingo). A eleição é imprevisível na minha opinião – garantiu.
A aposentada Valdomira Cancelli dos Santos, 78 anos, abraçou o candidato:
– Eu acredito que Canoas vai eleger Jairo Jorge. O senhor já deu muitos exemplos de conseguir.
– Me esforcei – comentou ele.
Na sequência, o candidato seguiu para uma carreata em Eldorado do Sul. A partir das 14h30min, está prevista uma segunda carreata em Canoas, com saída do bairro Niterói. A última atividade deve ser às 22h, com uma transmissão ao vivo pelo Facebook.
Neste domingo (7), o pedetista vota pela manhã na Escola Estadual de Ensino Médio André Leão Puente, no centro de Canoas, antes de percorrer veículos de imprensa para conceder entrevistas. O resultado do pleito será aguardado no comitê central, em Porto Alegre.