A divulgação da apuração dos votos para presidente da República nas eleições 2018 somente terá início às 19h do horário de Brasília, quando se encerra a votação no Acre, às 17h locais. Junto com alguns municípios do Amazonas, o Acre será o último Estado brasileiro a ter as eleições encerradas, decorrente do fuso horário de duas horas para menos de Brasília.
A medida não se aplica para os votos a candidatos ao governo dos Estados, que ocorreram em 13 unidades da federação e no Distrito Federal, além das cidades que tiveram eleições suplementares para prefeito, após impugnação do mandato. Nesses casos, a apuração começará a ser divulgada após as 17h do horário local de cada Estado. No primeiro turno, os votos para deputados estadual e federal, além de senador, também foram divulgados em relação ao horário local de cada região.
A medida do Artigo 239 da Resolução 23.554 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de dezembro de 2017, estipulou a regra tanto para o primeiro quanto para o segundo turno das eleições 2018. A iniciativa de igualar o horário de divulgação somente dos votos para presidente serve para evitar influência nos votos de eleitores residentes em Estados com fuso horário negativo em relação ao horário de Brasília.
O horário de votação neste domingo (28) ocorreu até as 17h do horário local.
Apuração no Estado
Os votos registrados no Rio Grande do Sul começaram a ser apurados logo após as 17h. Estima-se que o resultado final da eleição para governador deve ser conhecido por volta das 21h, após a computação dos números da última urna.
É possível que o nome do futuro eleito seja conhecido antes do horário estimado, caso ocorra uma diferença considerável entre Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB).