Fotos de boletins de urnas no Exterior têm circulado nas redes sociais entre a manhã e tarde deste domingo (7). Por volta das 10h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que em 18 países como Nova Zelândia, Índia, Japão e Austrália, a votação já estava encerrada.
A divulgação de imagens e vídeos dos boletins de cada seção pode ser feita livremente pelos eleitores, mas, conforme o TSE, a contabilização dos votos, assim como o resultado oficial, tanto no Exterior quanto no Brasil, só ocorrerá a partir das 19h (horário de Brasília).
Assim como ocorre no Brasil, com o término da votação no local, a seção eleitoral deve colar nas portas uma das vias do boletim de urna caso a votação tenha sido feita por meio da urna eletrônica.
A regra existe para que eleitores e fiscais de partidos possam conhecer e auditar o resultado do pleito.
Conforme a a resolução 23.399, do TSE, "a votação no Exterior obedecerá aos procedimentos previstos para aquela que se realiza no território nacional, independentemente da utilização do voto eletrônico".
Segundo dados do TSE, mais de 500 mil eleitores brasileiros residentes fora do Brasil estão aptos a votar em 171 localidades eleitorais de 99 países.
Até as 10h, países como Nova Zelândia, Austrália, China, Cingapura, Coreia do Sul , Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nepal, Omã, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste e Vietnam já haviam encerrado a votação.