Depois de fazer sucesso no primeiro turno com a série de imitações dos candidatos à Presidência, publicada pelo jornal O Globo, o humorista Marcelo Adnet se arriscou a parodiar os candidatos aos governos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul no segundo turno. Em entrevista ao programa Gaúcha +, nesta quarta-feira (24), ele comentou a paródia feita dos candidatos Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB).
— Foi muito bom. Eu tenho uma paixão por política. Sempre acompanhei todos os debates e o horário eleitoral. Depois de fazer o tutorial dos presidentes, eu pensei que deveria partir para os Estados. Eu tenho uma relação com o Rio Grande do Sul e achei os candidatos caricatos e engraçados. Os candidatos tinham características marcantes. Eu vi um programa eleitoral do Eduardo Leite e depois fui pesquisar mais sobre ele. E o José Ivo Sartori não foi fácil imitar ele. Eu ouvi dois em debates e construí a imitação — disse.
Adnet falou ainda sobre o sucesso do projeto e citou detalhes da produção. Segundo ele, os vídeos foram gravados na sala da casa dele, com suas próprias roupas. O tutorial do candidato à Presidência Cabo Daciolo, do Patriota, foi o único a ser gravado em local externo.
— Eu imaginei que fosse ser grande o alcance (dos vídeos). É o assunto do momento. E estamos em um momento grave. Não é uma eleição como as outras. Tem muita coisa em jogo e os ânimos estão acirrados. Há um clima de ameaça aos jornalistas. Eu sou formado em jornalismo. O humor que eu faço tem a ver com jornalismo — disse.
— O sucesso é relativo. O trabalho, tanto do humorista quanto do jornalista , fica sob perseguição quando identificam um traço de diferença. É muito chato isso. Para expor a nossa opinião, é preciso de muita coragem — completou.
Ouça a entrevista na íntegra:
Em setembro, Adnet se disse surpreso com a reação agressiva dos eleitores do presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, após a divulgação do tutorial sobre ele. De acordo com o humorista, "a tolerância dos seguidores de cada candidato é diferente, e isso mostra qual será o clima dependendo de quem for eleito".
Adnet revelou que mais um vídeo será produzido, com previsão de ir ao ar na sexta-feira (26). O conteúdo, porém, não foi revelado. Por último, ele fez um pedido:
— Que a gente consiga ter humor e jornalismo sempre — concluiu.