Depois de vencer as equipes do Egito e da França no Mundial, os jogadores da seleção brasileira de vôlei Wallace e Maurício — que ocupam as funções de oposto e central, respectivamente — apareceram em fotos oficiais da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) fazendo sinal com as mãos que remete ao número 17. Usuários das redes sociais apontaram que seria uma referência ao número do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Após a repercussão, o post com a imagem foi deletado do Instagram da CBV.
Alguns internautas ficaram no time dos que não veem problema e até defendem o posicionamento, já outros contra-atacaram dando uma cortada na atitude dos atletas.
O time Angels Volley, time de vôlei gay formado há uma década, foi enfático em cobrar uma postura da CBV.
Maurício já havia se envolvido em polêmica por conta de seus posicionamentos. Em 2014, em uma postagem no seu Facebook pessoal, ele emitiu um comentário sobre a novela Em Família, da Rede Globo, afirmando que prefere poupar seu filho de conteúdos como o amor gay. Já em 2017, voltou a ser assunto nas redes em razão do mesmo tema. Na ocasião, ele escreveu que é de um tempo "onde fumar era bonito e dar a bunda era feio." O post foi deletado depois de algumas horas.
Wallace, pelo contrário, foi vítima de preconceito. Em 2012, durante um jogo entre Cruzeiro — time para o qual jogava — e Minas, ouviu palavras ofensivas da torcida adversária. Segundo ele, uma mulher gritou diversas vezes "macaco".
De acordo com as redes sociais do Melhor do Vôlei, portal de notícias especializado em vôlei, a CBV afirma repudiar qualquer tipo de manifestação discriminatória. A entidade, por meio de nota, disse também não compactuar com manifestações políticas neste sentido. Sobre posicionamentos na internet, a entidade fala que não controla as redes sociais dos atletas, componentes e funcionários da casa e que defende a liberdade de expressão — a CBV enfatiza que tomará medidas para que não aconteçam novas ações políticas coletivas nos jogos.
O posicionamento da entidade agradou à equipe Angels Volley, que agradeceu o retorno em seu stories.