O Ibope divulgou, nesta quinta-feira (6), pesquisa com as intenções de voto para o governo do Rio Grande do Sul. É o segundo levantamento do instituto após o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o início oficial da campanha.
No cenário estimulado (no qual o eleitor recebe um cartão com os nomes dos concorrentes), José Ivo Sartori (MDB) lidera com 25% das intenções de voto, seguido de Eduardo Leite (PSDB), com 18%, Miguel Rossetto (PT), com 14%, e Jairo Jorge (PDT), com 8%. Julio Flores (PSTU) tem 3%, enquanto Mateus Bandeira (Novo) e Roberto Robaina (PSOL) aparecem com 2% cada. Paulo de Oliveira Medeiros (PCO) não pontuou.
Na pesquisa espontânea (não são apresentados os nomes dos candidatos), Sartori tem 14%, seguido de Leite (6%), Rossetto (4%) e Jairo Jorge (3%). O Ibope também perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum: Sartori tem 39%, enquanto Rossetto e Robaina têm 13% cada.
A pesquisa foi encomendada pela RBS Participações. Foram 1.008 entrevistados entre 3 e 5 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O registro no TRE foi feito sob o protocolo RS-04704/2018.