A proposta do candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) de tirar o nome dos brasileiros endividados do SPC e Serasa tem rendido brincadeiras nas redes sociais e até um apelido curioso: sugar daddy. A expressão americana define homens mais velhos dispostos a sustentar financeiramente mulheres jovens, geralmente em um relacionamento amoroso.
No Twitter, a expressão corre solta desde a última sexta-feira, com convites de homens e mulheres para que Ciro seja seu sugar daddy. A internauta Ana Carolina (@acgrno) descreve: "Me peguei pensando em como Ciro Gomes daria um bom sugar daddy, oficialmente cheguei no ápice da carência". Já o perfil de Thiago (@thiagofcmm) busca inspiração no político: "Quando eu crescer eu quero ser sugar daddy igual o Ciro Gomes", tuitou.
Pela proposta de Ciro, batizada de Programa Nome Limpo, o governo federal vai organizar os devedores em grupos de 5 ou 10 pessoas em um sistema chamado "aval solidário". O programa prevê que um grupo de devedores assuma a dívida de uma pessoa que venha a aderir ao programa de refinanciamento e eventualmente não pague as parcelas. O consumidor teria até 36 meses para quitar a dívida com até 70% de desconto através de uma linha de crédito no Banco do Brasil, Caixa ou banco privado que participe do programa.
Veja algumas das reações: