Eleições

Corrida ao Piratini

Eleição para governador: cinco propostas do plano de governo de Jairo Jorge

Ideias dos candidatos e coligações declaradas à Justiça Eleitoral foram analisadas por GaúchaZH

Marcel Hartmann

Enviar email

GaúchaZH analisou todos os planos dos candidatos ao Piratini declarados à Justiça Eleitoral. Foram destacadas cinco propostas concretas incluídas nos documentos dos quatro primeiros colocados na mais recente pesquisa do Ibope. Confira os destaques do plano de governo de Jairo Jorge

Jairo Jorge (PDT) 

Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Ex-prefeito de Canoas é candidato pelo PDT

 Plano de governo:  66 páginas 

Jairo promete investir em serviços públicos ao mesmo tempo em que tentará reduzir a burocracia e os impostos para atrair investimentos. Planeja trabalhar com dados abertos e transparência para a população.  

Para melhorar as condições de Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e IGP, quer aumentar o número de servidores e está aberto a "concursos e parcerias". 

1) Redução de impostos 

Para ajudar no ajuste fiscal, uma das medidas é a criação da Lei do Gatilho. O mecanismo reduz gradualmente o ICMS quando a arrecadação do Estado cresce, de forma a impulsionar o consumo. 

2) Descentralização do governo 

Criação de escritórios do governo no Interior para reduzir a burocracia, uma forma de facilitar a emissão de CNPJs e estimular o desenvolvimento de polos econômicos. Ao mesmo tempo, pretende desmembrar a estrutura estatal em apenas três níveis hierárquicos e reduzir as secretarias de 17 para 10.  

3) Programa integrado na segurança 

Criação  do Pacto RS Mais Seguro, um conselho com membros de órgãos de Segurança, MP, Judiciário e dos 20 maiores municípios. A verba viria do Tesouro Estadual e de convênios federais e internacionais. Também quer instalar o Instituto de Segurança Pública para cuidar da gestão integrada e de indicadores de segurança, com dinheiro do governo federal, do próprio Estado (cita remanejamento de recursos, mas não diz de onde sairá) e de fundos.  

4) Novo fundo para educação 

A partir do lucro de estatais, criação de um fundo para a educação. A verba seria aplicada para reformular escolas e formar gestores e diretores na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).  

5) Agência estatal de inovação 

A ideia é impulsionar a indústria de tecnologia. Pretende atrair investimentos para startups e aceleradoras e, assim, incentivar setores como microeletrônica, inteligência artificial e biotecnologia. O recurso viria do próprio Estado e de captação de recursos. 


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Resenha das Gurias

01:20 - 02:30