A segunda-feira (14) em Caxias do Sul foi marcada pela vinda de Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher. Sem conversar com a imprensa, ela participou de ato de apoio ao candidato à prefeitura pelo partido, Maurício Scalco, que está em chapa com Gladis Frizzo (PP). Também houve gravação de programa eleitoral na Villa Basilico, no Pátio da Estação. O ato se iniciou por volta das 18h40min.
Em discurso a apoiadores, Michelle voltou a falar que o marido, Jair Bolsonaro, voltará a ser presidente do Brasil. No momento, ele está inelegível.
Após relembrar a trajetória como primeira-dama, Michelle fez ataques ao que chama de governo de "extrema-esquerda", afirmando que o governo de Bolsonaro era "mais técnico" em comparação com o atual, e "fechou a porteira da corrupção". Mesmo em ato que seria para a chapa local do PL, a maior parte do discurso foi voltado a críticas ao governo federal.
Ela também se referiu ao atual presidente, Lula, como o "turista", e a atual primeira-dama, Janja, como a "viajante". Mesmo em um ato em Caxias, ela relembrou a eleição em Porto Alegre, por conta de uma das chapas do segundo turno ser do Partido dos Trabalhadores (PT).
Palco e telão para o evento
Para receber a ex-primeira-dama, o espaço de eventos foi montado com um palco e telão. Logo à frente dela, uma plateia foi posicionada, com mais apoiadores atrás. A maioria carregava o adesivo da chapa do PL e alguns ficaram com bandeiras durante o ato.
Michelle foi a última a subir ao palco, com o nome entoado pelos presentes. Antes do início das declarações dela e de outros políticos presentes, como os deputados federais Mauricio Marcon (Podemos) e Zucco (PL), o hino nacional foi cantado.
No discurso, Michelle também falou sobre a importância das mulheres na política e comentou sobre o próprio trabalho como primeira-dama, com pautas de inclusão. Ela também lembrou que já trabalhou no ramo vinícola, em Brasília, fez curso de sommelier e sabe a "importância da Serra gaúcha".
Medalha para a ex-primeira dama
Michelle também foi homenageada pelo PL Mulher estadual, com a medalha Gente de Bom Coração, criada pelo deputado federal Giovani Cherini (PL). Após seu discurso, foi presenteada com um buquê de flores.
Engajamento pelo RS
O mesmo ato realizado em Caxias do Sul ocorreu nesta segunda-feira, mais cedo, em Porto Alegre, quando Michelle participou de uma atividade de apoio a Sebastião Melo (MDB), que concorre à reeleição na Capital.
No evento, o principal alvo de ataques de Michelle foi o PT, oposição histórica dos Bolsonaro e que tem Maria do Rosário como candidata no segundo turno porto-alegrense.
Assim como em Porto Alegre, a senadora Damares Alves (PL-DF), acompanhou Michelle Bolsonaro. A vice-governadora do Distrito Federal, Celine Leão (PP), também estava presente.