O conceito de mobilidade urbana evoluiu além da simples circulação de veículos, passando a focar também nas pessoas e na sustentabilidade das cidades. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o tema se estrutura em quatro pilares: integração do planejamento de transporte e uso do solo, melhoria do transporte público, incentivo ao transporte não motorizado e uso racional do automóvel. Em Caxias do Sul, o Plano Municipal de Mobilidade (Planmob), concluído em 2023 após quase dois anos de trabalho, estabelece diretrizes para acessibilidade, ciclomobilidade, transporte coletivo e vias municipais.
Uma das maiores demandas de mobilidade em Caxias é a conclusão da troncalização do transporte coletivo, iniciada em 2016 com a ativação de duas Estações de Integração (EPIs) no eixo leste-oeste. No entanto, o eixo norte-sul ainda opera sob o sistema antigo. O planejamento prevê a construção de três novas EPIs nas Zonas Norte e Sul e na região do bairro Serrano/Ana Rech, o que permitiria que as linhas dos bairros próximos convergissem nessas estações, facilitando o deslocamento até o Centro em linhas troncais. Também se discute a expansão de corredores de ônibus e a questão das conversões à direita nas ruas centrais, que afetam a fluidez do transporte público.
Além disso, o Planmob prevê a implementação de 120 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, inclusive no Centro, e melhorias nas calçadas, com foco nas áreas periféricas da cidade. No entanto, esses projetos enfrentam desafios para sair do papel.
Especialistas destacaram a importância de priorizar ações que melhorem a mobilidade, reduzam congestionamentos e tornem Caxias do Sul uma cidade mais sustentável e habitável. O Pioneiro também ouviu as diretrizes dos quatro candidatos à prefeitura de Caxias sobre o assunto.
O que dizem os especialistas
O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, Pedro Inda, pontuou três pontos essenciais para o poder público analisar nos próximos anos na questão da mobilidade urbana de Caxias do Sul: investimentos em passeios públicos, conclusão das obras iniciadas e ciclovias funcionais.
— O primeiro ponto que a gente tem que ter em consideração são os passeios públicos, para que realmente permitam que as pessoas possam caminhar pela cidade e ir para os lugares públicos. Todo o conceito da mobilidade surge com a possibilidade de a pessoa circular. O segundo ponto é concluir coisas que não foram concluídas, principalmente aquela questão das estações de transbordo. Caxias já tem um porte bastante grande, ela precisa, realmente, ter um sistema de ônibus integrado que funcione bem. Por exemplo, uma pessoa que está lá no Serrano e precisa ir até o Hospital da Unimed fica em uma situação bem complicada. Então, é preciso olhar para isso — destacou.
Já sobre as ciclovias, o professor frisou a importância de trabalhar com um projeto funcional, que proporcione uma utilização da população de uma forma mais do que para o lazer.
— Mesmo que Caxias do Sul seja um lugar serrano, poderia se voltar a olhar para a possibilidade de ciclovias por toda a cidade, mas ciclovias funcionais, como nos bairros, com trechos que liguem uma a outra, para que no bairro não precise obrigatoriamente ir de carro para as tarefas cotidianas, já que a nova geração tem essa ideia de trocar o carro pela bicicleta. Claro que também é preciso ver a questão da segurança, do conforto, para que a pessoa possa trocar, senão a gente acaba com mais um risco dentro do sistema viário — comentou Inda.
Para o urbanista e especialista em transporte público, Alex Martinotto, Caxias do Sul deveria ter um protagonismo na questão de mobilidade urbana devido ao tamanho da cidade, atendendo as demandas da população.
— Nós poderíamos ter um pouco mais de protagonismo, estarmos um pouco mais na vanguarda naquilo que diz respeito às soluções. Caxias do Sul ainda carece de consolidar um sistema de transporte, um conceito de mobilidade urbana que atenda às demandas cotidianas da população e que torne a cidade um pouco mais dinâmica. Isso vai desde o transporte coletivo até as dinâmicas de tráfego, que apresentam vários gargalos na nossa cidade, vários pontos de fricção entre o que a população demanda e o que, de fato, a infraestrutura oferece — comentou.
Outros pontos que o urbanista explicou foram a necessidade de Caxias se ver como uma cidade metropolitana da Serra Gaúcha e trabalhar com inovação.
— Acredito que nós devemos pensar um pouco mais nos nossos sistemas de mobilidade em nível regional. A integração das cidades que nos cercam, de modo que elas tenham o acesso aos serviços de forma mais eficiente. Sabemos que várias cidades da região nos demandam e buscam por serviços de saúde, de educação, de transporte rodoviário interestadual e do próprio aeroporto. E tudo isso precisa ser trabalhado com inovação: sistemas de transportes disponíveis para atender demandas específicas, mais expressos e que ofereçam mais conforto, que muitas vezes pode ser a facilidade de você chegar ao serviço de transporte mais próximo da sua casa, pois conectando o transporte coletivo com a residência, você chega mais próximo do cidadão para que essa demanda não migre para o transporte individual — destacou Alex.
O que dizem os candidatos
Adiló Didomenico (PSDB)
"Após termos contratado e finalizado a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob), algo que já deveria ter sido feito em anos anteriores, vamos encaminhar a implementação do mesmo (do Planmob) com a captação de recursos e estabelecimento de diretrizes para o desenvolvimento de um sistema de transporte eficiente e sustentável. Vamos instalar semáforos mais modernos para melhorar o fluxo de trânsito e aumentar a segurança viária. Desenvolveremos um projeto de semaforização inteligente para gerenciar o trânsito de forma mais eficiente e responsiva às condições reais. Também melhorar e expandir o sistema de transporte público, tornando-o uma opção mais atrativa, seguindo as indicações elencadas no Planmob. Ainda, aumentar as estações de transbordo e criar linhas diretas entre elas, integrando diferentes modos de transporte. As ciclovias serão priorizadas para promover uma cultura de transporte sustentável, reduzindo a dependência do transporte individual."
Denise Pessôa (PT)
"Os caxienses estão muito insatisfeitos com o tempo de vida desperdiçado nos deslocamentos, tanto de carro quanto de ônibus. A falta de manutenção nas ruas, os buracos abertos sem planejamento e os horários reduzidos de ônibus atrasam a nossa vida. Para resolver, a gestão do sistema de transporte coletivo será prioridade, e assim o sistema todo andará mais rápido. Avançar na troncalização, com novas EPIs, impactará positivamente a mobilidade em geral. Vamos melhorar as paradas de ônibus, com mais segurança e conforto. Faremos as obras nas vias de forma integrada, envolvendo todas as unidades da prefeitura para evitar adversidades no fluxo urbano, e vamos agilizar as obras e a manutenção. Melhoraremos os acessos a bairros e as interseções com perimetrais e estradas para agilizar os deslocamentos e reduzir os acidentes de trânsito. Também faremos um plano de manutenção e asfaltamento das estradas do interior. As melhorias do Planmob serão implementadas em amplo debate com a sociedade."
Felipe Gremelmaier (MDB)
"O nosso plano de governo prevê projetos e captação de recursos para construção de viadutos e elevadas. O último viaduto construído é o Campo dos Bugres, inaugurado no Governo Sartori, em 2009. Principalmente em horários de pico, os caxienses perdem tempo para chegar ao destino, porque muitas de nossas vias já não comportam a frota de veículos. Por isso, incentivaremos o uso de ônibus. Criaremos aplicativos e usaremos outras tecnologias com informações em tempo real sobre itinerários e linhas, e informações sobre táxi e serviços de mobilidade. Incentivaremos o uso de bicicleta, porque faremos ciclovias e instalaremos bicicletários nas estações de transbordo. Implantaremos bicicletas públicas compartilhadas. A ampliação da acessibilidade e campanhas de humanização do trânsito serão outras ações do nosso governo. Pensando nos serviços, indústrias, turismo e outros segmentos, teremos uma linha de desenvolvimento do futuro, interligando a zona urbana, os aeroportos Hugo Cantergiani e o de Vila Oliva e o porto de Arroio do Sal."
Maurício Scalco (PL)
"As cidades enfrentam um desafio urgente: aprimorar a mobilidade urbana, um tema cada vez mais complexo que requer a colaboração de todos. A mobilidade deve ser um pilar fundamental no planejamento urbano, com ênfase em transporte, fluxo de tráfego e sistemas de sinalização, essenciais para garantir acessibilidade, eficiência no transporte coletivo e segurança. Em nosso plano de governo, iniciaremos com a implementação das diretrizes do Planmob, priorizando a adequação de calçadas e passeios públicos. A reorganização do sistema de transporte coletivo será fundamental, com a criação de novas estações de transbordo, readequação de itinerários e ampliação de horários. Promoveremos o uso de bicicletas por meio da instalação de ciclovias e intensificaremos a sinalização com semáforos inteligentes. Além disso, elevaremos Caxias do Sul a um novo patamar com a construção de viadutos e elevadas, utilizando recursos captados através do Banco de Projetos, que será uma das primeiras iniciativas do nosso governo."