Gramado terá quatro chapas majoritárias nas eleições municipais de 2024. Uma busca a reeleição, uma segunda tenta o cargo executivo por um partido novo na cidade, a terceira é encabeçada por um vereador e a quarta vem com a intenção de trazer um movimento de esquerda ao cenário. Ainda uma quinta chapa pode ser confirmada nos próximos dias.
Nestor Tissot (PP) já está no seu terceiro mandato como prefeito (2009, 2013, 2021) e agora busca o quarto se colocando como pré-candidato ao cargo de chefe do Executivo. O seu vice segue o mesmo desde 2008: é Luia Barbacovi, também do PP. Neste ano, a sigla realizou coligação com o Republicanos, PSD, Podemos e União Brasil, chamada “União Por Gramado”.
O PL em Gramado foi constituído há pouco tempo, mas já decidiu lançar um candidato para prefeito e sem coligações. O tenente-coronel e presidente da sigla municipal, Eduardo Carvalho, buscará o cargo de chefe do Executivo. Ele já concorreu nas eleições 2018 para deputado federal no Rio de Janeiro. A chapa em Gramado será na companhia da empresária cearense, Luci Lodemkamper, que já vive na cidade há 30 anos e é filiada ao PL. O slogan da campanha será “Gramado Pode Mais”.
Já o MDB, um partido mais consolidado na cidade, também estará na disputa, mas sem coligações. Quem foi o escolhido para ser o pré-candidato foi o vereador Renan Sartori. Já seu pré-candidato a vice é o empresário, Lauro Lovatto. Ambos são do MDB e Lovato é uma das novidades do pleito, dado que concorrerá pela primeira vez por um cargo político. Até então, o empresário só estava filiado ao partido. O slogan da chapa é “Gramado Merece Mais”.
E como uma alternativa para esquerda, o PT decidiu se colocar na disputa. Com o slogan “Gramado Merece”, o escolhido para liderar a chapa da Federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV foi o atual secretário de Saúde de São Leopoldo e ex-secretário da Administração de Gramado, Júlio Dorneles (PT). Como ele é um cargo de confiança em outro município, não precisará se licenciar em São Leopoldo. Já sua pré-candidata a vice é Terezinha Urbano (PCdoB). Conforme informações da assessoria de Dorneles, Terezinha entra no lugar do presidente do PT municipal, Gilnei Benetti, antes anunciado como vice, mas que agora será o responsável pela coordenação da campanha.
O Democracia Cristã está avaliando colocar o político Elias Vidal Sobrinho como pré-candidato a prefeito, mas ainda não decidiu o que fazer. Tem até esta quinta-feira (15/8) para decidir o que fazer e, se for o caso, registrar candidatura no TRE-RS.
Pré-candidatos à prefeitura de Gramado
PP — União por Gramado
Nestor Tissot (PP)- pré-candidato a prefeito.
Luia Barbacovi (PP) - pré-candidato a vice prefeito.
Outros partidos da coligação: Republicanos, PSD, Podemos e União Brasil.
PL — Gramado Pode Mais
Eduardo Carvalho (PL) - pré-candidato a prefeito.
Luci Lodemkamper (PL) - pré-candidata a vice-prefeita.
MDB — Gramado Merece Mais
Renan Sartori (MDB) - pré-candidato a prefeito.
Lauro Lovatto (MDB) - pré-candidato a vice-prefeito.
Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) — Gramado Merece
Júlio Dorneles (PT) - pré-candidato a prefeito.
Terezinha Urbano (PCdoB) - pré-candidata a vice-prefeito.