A coligação entre o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Social Democrático (PSD) está confirmada em Caxias do Sul. A oficialização ocorreu em convenção partidária neste sábado (3), no diretório emedebista do município. Além de 48 pré-candidatos a vereadores, a chapa tem ainda o pré-candidato a prefeito Felipe Gremelmaier com Michel Pillonetto como pré-candidato a vice. O ato foi marcado pela presença e apoio declarado dos ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori.
Com início às 9h, a convenção durou três horas para que os filiados do MDB votassem se eram favoráveis à coligação e à chapa majoritária. Ao meio-dia, no fim desta votação, o deputado estadual e presidente da sigla em Caxias, Carlos Búrigo, anunciou a oficialização para um diretório cheio. Aplaudidos, Gremelmaier, atualmente vereador pelo MDB, e Pillonetto discursaram aos apoiadores e prometeram uma campanha intensa e sempre pautada pelo respeito.
Gremelmaier também refletiu sobre a importância de ter o apoio de nomes como Rigotto e Sartori. O pré-candidato saudou ainda a ex-deputada estadual Maria Helena Sartori, presente na convenção. O trio declarou apoio à chapa.
— Nós temos pessoas que nos ensinaram, que mostraram o caminho e que fizeram por Caxias do Sul — destaca Gremelmaier.
O pré-candidato a vice, que é presidente local do PSD, enalteceu a parceria com Gremelmaier e prometeu que será o “escudeiro” do companheiro de chapa.
Ex-governadores declaram apoio
Na convenção partidária, Rigotto e Sartori declararam apoio à chapa entre MDB e PSD. Os ex-governadores também reforçaram a responsabilidade que os pré-candidatos a vereadores têm, especialmente em auxiliar na futura campanha da chapa majoritária.
Rigotto destacou ainda a importância de uma cadeira na Câmara de Vereadores. O ex-governador recordou que o trabalho no legislativo caxiense alçou ele e Sartori para mandatos na Assembleia Legislativa, Câmara de Deputados e Governo do Estado.
— Uma eleição se ganha com trabalho. O trabalho do vereador é fundamental — declara Rigotto.
Sartori reforçou as palavras de Rigotto sobre a atuação dos pré-candidatos ao legislativo. Os dois ex-governadores também enalteceram o fato do MDB e PSD estarem com uma pré-candidatura própria. Rigotto, Sartori e Maria Helena reforçaram que estarão juntos com Gremelmaier e Pillonetto na futura campanha.
— Nós vamos estar todos juntos porque é um desafio enorme para nós — afirma Sartori.
As convenções partidárias para escolha de candidatos e candidatas podem ocorrer até segunda-feira (5). Depois, os partidos e coligações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.