A vereadora e presidente do Legislativo de Caxias do Sul, Marisol Santos (PSDB), vai assumir a prefeitura do município nesta quarta-feira (10). Ela fica no cargo por um dia, durante viagem do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) a Brasília. Como a vice-prefeita, Paula Ioris (PSDB), está de férias, o cargo é transmitido à presidência da Câmara de Vereadores. A transferência é válida entre às 0h e 23h59min do dia 10, e foi assinada na tarde desta terça-feira (9), em solenidade que ocorreu no Centro Administrativo por volta das 17h.
Neste um dia a frente da prefeitura, a primeira agenda de Marisol será a reunião com o secretariado, às 8h. A prefeita em exercício também terá a responsabilidade de dar posse aos novos conselheiros tutelares, em um evento que está marcado para ocorrer às 10h desta quarta, na prefeitura. A data das nomeações, 10 de janeiro, é definida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para todo o Brasil.
Nesta quarta-feira, a Câmara será presidida interinamente pelo 1º vice-presidente, Adriano Bressan (PRD). Marisol será a quinta mulher na história de Caxias a assumir o cargo (além de Marisol, comandaram a cidade Justina Onzi, Geni Peteffi, Marisa Formolo e Paula Ioris, todas de forma interina). Nas redes sociais, Marisol publicou um vídeo em que comunica que irá assumir o cargo no Executivo e comenta estar "muito feliz".
— Amanhã, entre tantos compromissos que são importantes para o nosso município, tem a posse dos Conselheiros Tutelares, e é preciso que alguém do Executivo dê posse a eles. Então eu vou ter essa missão tão importante. Isso (ser prefeita por um dia) enche meu caminho, minha trajetória de alegria, mas muito mais do que isso, de compromisso, comprometimento e responsabilidade — disse a vereadora.
Compromissos do prefeito em Brasília
Na viagem à Brasília, Adiló terá audiências em duas pastas do governo federal. No Ministério das Cidades, o prefeito de Caxias irá tratar da construção de quatro tanques de contenção, os chamados piscinões, para evitar alagamentos.
No ano passado, em 30 de agosto, durante a Expointer, o município assinou a contratação de um financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no valor de R$ 23,7 milhões, para as obras.
Ainda no Distrito Federal, o chefe do Executivo caxiense terá reunião no Ministério dos Portos e Aeroportos, onde irá falar sobre o Aeroporto da Serra Gaúcha, que será construído em Vila Oliva. Outra agenda será no no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), onde o prefeito deve encaminhar demandas como o viaduto na BR-116 com a Perimetral Norte.
— São agendas importantes que há tempo estão programadas e devem ter continuidade. Fico feliz pelo fato de a Marisol ter aceitado o cargo, isso demonstra respeito entre os poderes — disse Adiló.