O advogado e vice-presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Souza dos Santos, 40 anos, que morreu na noite de sábado (10), foi velado neste domingo (11) na sala C da Capela São Francisco. O sepultamento ocorreu às 16h, no Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul. Além de familiares e amigos, representantes do PT, como a presidente da sigla em Caxias, Joceli Veadrigo, acompanharam a despedida. Goiaba, como era conhecido, estava internado no Hospital Pompéia desde o dia 5 de junho, quando teve que fazer uma hemodiálise emergencial em função de um quadro de insuficiência renal.
Em uma publicação no seu perfil do Facebook, o advogado relatou que foi até a UPA Central no dia 30 de maio, quando passou mal e precisou de atendimento médico. Lá, ficou aguardando por um leito durante cinco dias, quando uma ação na Justiça fez com que ele fosse transferido ao Pompéia.
Nas redes sociais, colegas de partido lamentaram a morte de Goiaba. A deputada federal Denise Pessôa prestou solidariedade aos amigos e familiares, e contou da sua relação com Marcelo, que começou no movimento estudantil.
"Sou grata por sua generosidade nessa caminhada política. Sua partida assim jovem nos deixa incrédulos mostrando a fragilidade da vida! A sua luta por um mundo melhor seguirá viva em cada companheira e companheiro, não nos esqueceremos que o acesso à saúde deve ser prioridade na vida de nossa gente", escreveu Denise na publicação.
O vereador Lucas Caregnato também se manifestou em redes sociais. Ele lembrou de quando conheceu Goiaba no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) — os dois participaram da mesma gestão no diretório.
"Passamos muitos momentos juntos nesses mais de 20 anos. Lutas, festas e parcerias. Convergências e divergências como faz parte da vida e da política. Quanta tristeza meu camarada! Muito cedo essa tua partida! Que a tua passagem seja de muita luz e paz", escreveu Caregnato nas redes sociais.