A prefeitura de Caxias do Sul enviou nesta sexta-feira (13) à Câmara de Vereadores um projeto de lei para adequação na estrutura administrativa e de funcionamento do Executivo. A mudança prevê a transformação de quatro cargos de diretor-geral em quatro cargos de secretários adjuntos, com remuneração de 90% do subsídio fixado aos secretários municipais. O salário dos secretários é de R$ 15.679,82, valor atualizado já com o reajuste pela inflação aprovado recentemente pelo Legislativo caxiense.
Para compensar a criação de novos cargos com salário maior, serão extintos sete cargos em comissão de auxiliar de gabinete (CC2). O salário do CC2 atualmente, sem o reajuste, é de R$ 2.715,40.
Conforme a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, com isso não haverá acréscimo de despesas ao município. A proposta é que os cargos de secretários adjuntos sejam criados para as secretarias com maior necessidade: Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente. Os secretários adjuntos irão atuar junto aos secretários, sendo ordenadores de despesas também.