Um grupo com menos de 10 pessoas que ainda realizava atos contrários à democracia brasileira em frente ao 3° Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul (3º GAAAe), no bairro Rio Branco, foi desmobilizado pela Brigada Militar (BM) na manhã desta segunda-feira (9). Segundo o capitão Jorge Elci Moura da Fontoura, que coordenou a ação iniciada por volta das 9h, a retirada do grupo foi pacífica, sendo lavrado um termo circunstanciado para quatro indivíduos que permaneceram no momento em que a polícia se aproximou mas, logo em seguida, também deixaram o local.
— Quando chegamos ao local, a maioria se dispersou imediatamente, e como os demais também se prontificaram a sair do local, só realizamos o TC (Termo Circunstanciado) e pedimos que retirassem o material que era deles — relatou o capitão.
Por volta das 10h30min, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ainda retiravam materiais que armazenavam em um imóvel em frente ao quartel. Equipes da Força Tática da Brigada Militar acompanharam a ação, marcada por provocações de pedestres e motoristas que passavam pelo trecho, seguida de revide por parte do grupo bolsonarista. Um pedestre chegou a ser atingido por um barril de metal após debochar do grupo. Essa e outras confusões que se formaram foram controladas pela polícia. Uma barraca de camping, que estava montada em frente a um outro imóvel, também foi removida.
Segundo o subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul, major Wagner Carvalho, equipes permanecerão monitorando o local para garantia do cumprimento da ordem do STF.