Aos gritos de "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula", militantes e simpatizantes do PT e do candidato Luiz Inácio Lula da Silva começaram a tomar o entorno da Praça Dante Alighieri, em Caxias, por volta das 19h40min deste domingo. Nesse momento, a contabilização de votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já assegurada a vitória do ex-presidente contra Jair Bolsonaro (PL). Em Caxias, com 100% das urnas apuradas, Lula teve 91.292 mil votos (33,57%).
Antes disso, a festa começou dois quarteirões abaixo, no diretório do PT, na Rua Bento Gonçalves. Além de agitar bandeiras e cantar, os militantes acenavam para carros que passavam buzinando para contribuir com a festa.
— A sensação maior é a de alívio, porque foi mais apertado do que a gente imaginava. Alívio e esperança de que o Brasil possa voltar a ser feliz e as pessoas serem mais unidas. Eu tive que vir sozinho porque meus amigos e minha família têm medo de tomar tiro. Isso é o que precisa mudar — comentou o metalúrgico Jair Paim, 57 anos, morador do bairro Fátima.
Ao comemorar a vitória de Lula, a advogada e militante Eloisa Dahmer, 50, moradora do centro de Caxias do Sul, também enalteceu a necessidade de se combater o discurso de ódio, especialmente contra as minorias. E destacou o caráter coletivo que representa o projeto petista:
- O sentimento é o de voltar a ter um país livre, sem armas, com propostas de defender a educação, a saúde pública e a democracia. A união em torno do Lula foi muito importante para a vitória, e tenho a certeza de que ele não vai comemorar só para um grupo, mas para todos. Hoje, talvez, eu não precise tanto como a minha família já precisou no passado, mas quero um país melhor para aqueles que estão passando fome e que precisam de educação.
Às 20h, lideranças do PT e de outros partidos, que formam a coligação Brasil da Esperança, subiram no palanque formado em cima de um caminhão para festejar com a militância. Ao microfone, palavras como trabalho e renda, saúde, cultura e agricultura familiar foram algumas das mais repetidas, enfatizando prioridades prometidas para o próximo governo.
Entre os líderes locais, os mais festejados foram a vereadora e deputada federal eleita Denise Pessoa e o deputado estadual e ex-prefeito de Caxias do Sul, Pepe Vargas, ambos do PT. Em sua fala, Denise ressaltou que pela primeira vez estará na situação, e não na oposição:
_ Contem comigo para defender nosso projeto e os direitos que nos roubaram. Nós vamos retomar esse país para os brasileiros e brasileiras, principalmente para a classe trabalhadora.
Pepe, por sua vez, destacou a importância da vitória de Lula para além do próprio país:
_ É uma vitória extremamente importante não só para o Brasil. Tenham certeza que tem gente comemorando nas praças de muitos outros países da América Latina, assim como nós estamos comemorando aqui. Há corações batendo de alegria em todos os lugares do mundo.
Espalhados por toda a Praça Dante Alighieri, policiais e guardas municipais garantem a segurança. Nenhum incidente foi registrado até o momento.