As mais de mil urnas que serão utilizadas nas eleições deste domingo (2) em Caxias do Sul passaram por uma auditoria, na manhã desta segunda-feira (26), no Cartório Eleitoral do município. O procedimento foi aberto ao público e reuniu os juízes eleitorais, chefes de cartório, promotores eleitorais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e cidadãos.
A auditoria nada mais é do que a conferência dos sistemas das urnas, dos candidatos e dos dados da eleição. O teste é realizado em três urnas, uma de cada zona eleitoral da cidade (16ª, 136ª e 169ª), escolhidas de forma aleatória pelos participantes. Segundo o calendário eleitoral, o dia 26 é a data final para a carga nas urnas, ou seja, o cartório já estava com o sistema inserido em todos os equipamentos para realizar essa verificação.
Após a escolha das urnas das três zonas eleitorais, as caixas dos equipamentos são abertas e o lacre é retirado para o início da auditoria. Primeiro, é inserido um pendrive que ativa o sistema das urnas. Ao fim desse procedimento, é impresso um relatório com esse código de todos os sistemas que contêm na urna, inclusive, a lista de todos os eleitores que votam naquela seção. Depois dessa etapa, é impressa a zerésima, relatório impresso pela urna que mostra que não existe voto já computado na urna antes do início da votação.
Na próxima etapa da verificação foram digitados 30 votos em cada um dos três equipamentos de forma aberta. Os números reais dos candidatos foram anotados em colas pelos participantes da auditoria para a realização do teste. Em seguida, foram impressos os boletins de urna, em que são apresentados os votos computados pelo sistema do equipamento. Após, é feita uma comparação entre os votos computados no boletim da urna e das colas preenchidas pelos participantes. Isso ocorre para verificar se a urna não computou algum voto incorreto. As três urnas verificadas em Caxias do Sul não apresentaram problemas.
Depois da auditoria, as urnas utilizadas na simulação da votação são zeradas e lacradas novamente para serem utilizadas no próximo domingo (2). As 1.094 urnas que estarão nas seções de Caxias do Sul começarão a ser distribuídas aos locais de votação no sábado (1), às 9h.
Urnas sorteadas para auditoria
- 16ª Zona Eleitoral: seção 331 - Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer
- 136ª Zona Eleitoral: seção 389 - Escola Estadual de Ensino Médio Maria Araci Trindade Rojas
- 169ª Zona Eleitoral: seção 015 - Colégio Madre Imilda