Após cerca de 100 dias afastada por licença-saúde, a vereadora Estela Balardin (PT) terá, nesta terça-feira (12), a primeira sessão ordinária após o seu retorno à Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Estela irá fazer um pronunciamento na tribuna sobre o período de afastamento. Será mais um momento marcante na volta às atividades.
A parlamentar retomou sua atuação legislativa nesta segunda-feira (11). Seu primeiro compromisso foi no programa Visitas Legislativas ao empreendimento turístico Villa dei Troni, na região administrativa de Ana Rech. Além disso, Estela esteve envolvida em reuniões de planejamento, segundo sua assessoria.
O plenário, local de amplo debate em todas as casas legislativas, é um dos símbolos mais concretos do trabalho parlamentar. Foi por lá que a vereadora mais jovem eleita da história da cidade apresentou suas lutas e projetos para Caxias. Entre a defesa pela representatividade das mulheres e dos negros, conquistas de espaços para a juventude, descentralização da cultura e educação pública de qualidade, Estela também apresentou, em 2021, um dos principais projetos do seu mandato: a criação da renda básica emergencial na cidade.
A proposta era para que a Câmara e a prefeitura organizassem conjuntamente esse projeto. Na época, a ideia era minimizar os problemas econômicos de famílias de baixa renda, aguçados pela pandemia de covid-19. Para dar encaminhamento à proposta, foi realizada uma audiência pública virtual com a presença do ex-senador e atual vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), autor da lei federal que institui a renda básica de cidadania.
Em 2021, no seu primeiro ano de mandato, Estela esteve à frente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa. Foi na presidência que ela fomentou ações do grupo parlamentar na garantia de direitos básicos à população, como alimentação, saúde e educação.
Outro projeto que deve voltar à pauta junto com seu retorno é a inclusão do Julho das Pretas no calendário oficial do município. Iniciativa da parlamentar, a data seria comemorada anualmente na última semana de julho. O intuito é desenvolver campanhas de sensibilização e conscientização para a população quanto à necessidade de superação das desigualdades de gênero e raça, colocando em evidência o protagonismo das mulheres negras.
Ambiente de acolhimento para o retorno
A reportagem conversou com alguns vereadores para entender o ambiente político que eles esperam com o retorno da vereadora Estela. Acolhimento e mais responsabilidade com as diferenças nos debates políticos são o foco.
Denise Pessôa (PT)
"Esperamos que consigamos ter atenção e cuidado uns com os outros, pois somos seres humanos, colegas de trabalho e que mesmo com diferenças de pensamento, fomos eleitos para trabalhar por Caxias do Sul. Que sejamos respeitosos e saibamos estender a mão!"
Zé Dambrós (PSB)
"Espero um ambiente amigável. O seu retorno é muito bom e (a Estela) será acolhida por todos."
Elisandro Fiuza (Republicanos)
"Nosso desejo é que a vereadora esteja recuperada e possa dar sequência ao mandato que conquistou de forma democrática nas urnas. Creio que nós, parlamentares, vamos procurar dar o nosso melhor e construir posicionamentos em prol da cidade. Precisamos ter total responsabilidade por nossos atos e manter este ambiente propício não só para o retorno da vereadora Estela, mas para todos."
Rafael Bueno (PDT)
"É um momento de grande alegria, de felicidade em ter a Estela de volta. Uma menina de luta e de garra, uma jovem promissora. Também é importante estar atento que a saúde mental precisa ser discutida na Câmara. Nós estamos aqui dentro do Parlamento para decidir o futuro da população."
Felipe Gremelmaier (MDB)
"Acolherei a vereadora Estela da melhor forma possível. Espero que as discussões se limitem ao campo político e do tema, sem ataques pessoais, respeitando a democracia."
Adriano Bressan (PTB)
"O ambiente permanece o mesmo, com respeito às suas posições políticas e ideológicas como sempre mantivemos. As divergências jamais serão ou deveriam ser pessoais."