O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), esteve em Bento Gonçalves no início da tarde deste sábado (11) para instalação da sede do governo do Estado na 30ª Expobento e 17ª Fenavinho. Ele aproveitou a visita para conhecer a primeira edição desde o início da pandemia. Ranolfo declarou que instalação da sede do governo no evento tem como objetivo aproximar o Executivo estadual com o público e a presença do Estado nas festas locais, buscando prestigiar e fomentar os setores de eventos e turismo, alguns dos mais atingidos pela covid-19.
Junto ao prefeito de Bento, Diogo Siqueira (PSDB), o governador e demais autoridades municipais e estaduais estiveram no estande da prefeitura para um breve pronunciamento. A fala foi iniciada pelo chefe do Executivo municipal, que salientou a importância da retomada das festividades após 36 meses de pausa em função da pandemia.
— A gente está muito feliz, pois são muitas pessoas que trabalharam para esse momento. É um momento de retomada. E nós temos um objetivo muito ambicioso, nós queremos ser a região de maior referência no vinho da América Latina. Nós podemos nos comparar com qualquer região do mundo inteiro — pontuou Siqueira.
Logo depois , o governador fez um breve pronunciamento onde destacou a importância do evento não só para a cidade de Bento, mas para todo o Estado.
— Depois de sermos golpeados pela pandemia, a reinstalação de eventos como a 30ª Expobento e a 17ª Fenavinho proporciona esse sentimento de retomada, de recomeço e até mesmo de superação. Então é esse o espírito que eu senti quando cheguei aqui em Bento Gonçalves, as pessoas todas muito felizes, visitando e estamos aqui para fomentar isso — desacou Ranolfo, que falou também sobre o incentivo ao enoturismo:
— A cultura do vinho, sem dúvida nenhuma, é muito representativa para todos nós e não só para Bento Gonçalves e região, como também para o Estado como um todo. Nós temos apoiado essa área, essa cultura e vamos seguir sempre apoiando. Inclusive, em termos de tributação, se fez reduções importantes atendendo pleitos dessa área e assim vamos seguir — acrescentou.