O boletim médico da vereadora de Caxias do Sul Estela Balardin (PT), 22 anos, divulgado nesta quarta-feira (27), aponta que a parlamentar já respira de forma espontânea, ou seja, sem suporte ventilatório invasivo. Conforme informações da equipe do Hospital Geral, onde está internada, ela está acordada, na companhia dos pais, com quem se comunica adequadamente.
Além disso, segundo o último boletim médico divulgado pela assessoria da vereadora no final desta manhã, Estela não apresenta infecção e o quadro é considerado estável. Ela segue sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e possui previsão de alta para leito de enfermaria nas próximas 48 horas.
A vereadora mais jovem de Caxias foi internada no dia 30 de março. Ela chegou a apresentar melhora no dia seguinte à internação, mas o quadro se agravou por causa de uma pneumonia no dia 1º de abril e foi necessário o retorno para coma induzido e suporte ventilatório invasivo. Com avanço no tratamento, no dia 13 de abril, a parlamentar foi submetida a uma traqueostomia para facilitar a chegada de ar até os pulmões. Dois dias depois, Estela já conseguia se comunicar com os familiares por gestos e sinais e a sedação entrou em processo de ajuste.