Terceira mulher a comandar o Legislativo caxiense, a vereadora Denise Pessôa (PT) tomou posse na tarde desta segunda-feira (3) como presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Ela foi eleita em dezembro, na última sessão do ano, por 15 votos a 8. Também foram empossados os novos integrantes da Mesa Diretora, composta por Tatiane Frizzo (PSDB) como 1ª vice-presidente; Velocino Uez (PTB) como 2º vice-presidente; Zé Dambrós (PSB) ocupando a função de 1º secretário e Clóvis de Oliveira (PTB) como 2º secretário. Nos discursos, a relação de independência e harmonia entre os poderes foram destacados.
Em sua primeira manifestação como presidente, Denise destacou a pluralidade da Mesa Diretora eleita para este ano. Segundo a petista, o papel desempenhado por cada vereador contribuirá com diferentes ações que ela pretende liderar durante a sua gestão à frente da Câmara de Vereadores. Citou como exemplo a atuação comunitária de parlamentares como Clóvis de Oliveira e Zé Dambrós, o envolvimento do interior com o vereador Velocino Uez e a presença de mais uma mulher no comando, que é o caso da vereadora Tatiane Frizzo, como 1ª vice-presidente. Pela primeira vez, duas mulheres ocupam os dois principais cargos da Câmara caxiense.
— Em memória das ex-vereadores e presidentes Raquel Grazziotin e Geni Pettefi, faremos o melhor trabalho comprometido com Caxias do Sul. Mas também com as lutas das mulheres que ainda não têm essa representação proporcional — destacou.
Denise disse também que pretende retomar ações de envolvimento do Legislativo com a comunidade, como é o caso do programa Câmara Vai aos Bairros, que será estruturado para retornar em 2022. Mencionou ainda a criação do projeto A Casa é Sua, que vai centralizar as relações institucionais da Câmara de Vereadores com outros segmentos e aproximar entidades, escolas e organizações sociais para o dia a dia do Legislativo. Enquanto uma iniciativa leva os vereadores aos bairros, a outra pretende aproximar a comunidade do parlamento.
— É necessário que nos reaproximemos da população caxiense para ouvir e acolher essas transformações que ocorreram nesse período de pandemia. Temos como desafio promover debates sobre grandes temas que preparem Caxias para o futuro, além de construir mecanismos de participação cidadã para que os caxienses participem das decisões.
A petista mencionou também a continuidade de iniciativas que visam permitir a assinatura digital em processos que tramitam no Legislativo e que aperfeiçoará novos canais de comunicação e transparência com a comunidade com projetos para tornar a TV Câmara disponível em canal aberto (atualmente é possível acompanhar a programação em canal fechado e pela internet) e também da criação de uma rádio do legislativo.
"Nunca fiz oposição à cidade e não será agora que farei", afirma Denise
Por fim, em fala direcionada ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB), em estava em seu primeiro compromisso oficial após um procedimento cirúrgico realizado no final de dezembro, Denise afirmou que a trajetória de 13 anos de mandato assegura que ela terá uma atuação responsável na presidência da Câmara.
— Prefeito Adiló, saiba que terá no poder legislativo uma postura independente, mas harmônica e em sintonia com as necessidades da cidade. Nunca fiz oposição à cidade e não será agora que farei — afirmou.
Em fala que antecedeu a nova presidente, Adiló disse que a atuação do Legislativo será fundamental para superar os desafios deste ano. Citou como preocupação a estiagem que tem afetado os agricultores do interior do município.
— Eu e a vice-prefeita Paula (Ioris, PSDB) somos frutos dessa Casa e sabemos como o respeito e a independência entre os poderes são importantes para a nossa cidade — destacou.
Os pais de Denise, Benta e Oscar, acompanharam a posse no plenário e foram mencionados pela petista no início do discurso. O filho da vereadora, Eduardo, de quatro anos, permaneceu ao lado dela em diversos momentos da solenidade. Além de diversos secretários municipais do governo Adiló, participaram da posse os deputados estaduais Pepe Vargas (PT) e Neri O Carteiro (Solidariedade). A ex-deputada estadual Marisa Formolo também acompanhou a solenidade.
Antes de Denise, ocuparam a presidência da Câmara a pedetista Rachel Grazziotin (1985-1986) e a emedebista Geni Peteffi (2012). Para a próxima legislatura, em 2023, a tendência é que o comando da Câmara siga com uma mulher, desta vez sob a liderança da vereadora Marisol Santos (PSDB).
Denise está no quarto mandado como vereadora
Filha de uma professora da rede municipal e de um construtor civil, Denise Pessôa tem 38 anos, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul e possui especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É servidora pública licenciada do cargo de agente administrativa lotada na Secretaria Municipal da Saúde. Ela também é mãe de Eduardo, de quatro anos.
Na carreira política, Denise está no quarto mandato consecutivo. Foi a 9ª vereadora das 18 mulheres que já tomaram posse como parlamentares em 129 anos da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Aos 25 anos, em sua primeira legislatura, entre 2009 e 2012, foi a segunda parlamentar mais jovem a ter assumido o cargo.
Em quatro eleições a vereadora, Denise somou 3.635 votos na de 2008; 2.731 votos na de 2012; 3.312 votos na de 2016 e 5.117 votos na de 2020. Na legislatura 2013-2016 foi a única parlamentar titular. Para o quadriênio posterior, somou a maior votação do PT caxiense. O desempenho, no último pleito, a colocou como a segunda mais votada, entre todos os candidatos.