O velório do ex-vereador de Caxias do Sul Flávio Dias (PTB) ocorre na noite desta quinta-feira (25) na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi da Câmara Municipal. Flávio morreu na manhã desta quinta, aos 70 anos. Ele estava internado desde o dia 4 de março no Hospital Geral e acabou não resistindo a uma parada cardíaca.
O ato fúnebre ocorre das 20h às 23h59min e será restrito a familiares, com o limite de 30 pessoas e respeito aos protocolos sanitários previstos no modelo de distanciamento controlado do Estado. Às 8h desta sexta (26), o caixão será deslocado para o Cemitério Público Municipal, onde, a partir das 8h30min, ocorre a cerimônia de despedida e o enterro.
Em nota, a Câmara menciona declaração do presidente da Casa, Velocino Uez (PTB), correligionário do mesmo partido de Flávio, que lamenta a perda do ex-vereador, e manifesta que o município "perde um quadro político de relevantes serviços prestados", com destaque ao "trabalho social do ex-vereador e, sobretudo, o seu comprometimento com a causa animal".
Flávio era natural do município de Júlio de Castilhos, cidade centro-ocidental gaúcha. Mudou-se para Caxias em 1969, onde exerceu a função de pintor. Ao longo da vida, notabilizou-se pelo envolvimento à causa animal, presidindo a Associação Caxiense de Proteção de Animais São Francisco.
Flávio obteve 1.795 votos nas eleições de 2012 e ficou na condição de 1º suplente de vereador do PTB. Acabou assumindo cadeira no Legislativo em 1º de janeiro de 2013, função na qual permaneceu até 31 de março de 2016. No período, presidiu a Comissão Temporária Especial de Proteção e Defesa dos Animais.
Flávio Dias deixa a mulher, Maria Beatriz dos Reis Dias, quatro filhos (Alessandra, Flaviano, Flávio e Katiúcia), sete netos (Braian, Bruno, Gelson, Maria Beatriz, Pedro Henrique, Sarah e Vitor) e o bisneto, João Vitor.
MANIFESTAÇÕES DE LUTO
"A bancada do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB no Legislativo Caxiense, comunica com profundo pesar o falecimento do ex-vereador Flávio Soares Dias, ocorrido na manhã desta quinta-feira (25), no Hospital Geral. Neste sentido, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos pela perda irreparável deste correligionário que lutou incansavelmente pelo bem da comunidade caxiense, com forte destaque na defesa da causa animal e comunitária". Vereadores: Adriano Bressan, Clóvis Xuxa e Velocino Uez
"Ele teve uma vida de lutas e sacrifícios, sempre defendendo causas importantes para toda a comunidade, em especial na proteção dos animais". Adiló Didomenico (PSDB), prefeito de Caxias