Em tom de prestação de contas, o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB), palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nesta segunda-feira (7) A apresentação marcou o último evento do ano do calendário da entidade e ocorreu de forma híbrida — presencial com público reduzido e transmitido online.
O clima de confraternização entre e a entidade e o chefe do Executivo não foi negado. Cassina, inclusive, recebeu o reconhecimento Medalha da CIC, entregue a personalidades como ministros, ex-presidentes da entidade e outras autoridades, mas não a todos os prefeitos.
O tema da palestra, a que Cassina se referiu como "bate-papo com amigos", foi Quatro anos em um: destravando Caxias em meio à pandemia. A visível releitura nada modesta do lema do governo de Juscelino Kubitschek (50 anos em 5) foi assumida por Cassina como resultado do trabalho que afirma seu governo ter desenvolvido em tempos de dificuldades. Em momentos, visivelmente emocionado, o prefeito agradeceu à sua equipe.
— Não temos medo de errar dizendo que estamos fazendo quatro anos em um. Pela nossa capacidade não, mas pela brilhante equipe de trabalho que conseguimos montar. (...) Buscamos pessoas preparadas porque, quando assumimos, não havia tempo de planejamento, não havia tempo para ensinar ninguém e nem aprender. Ouvimos a comunidade, entidades e nomeamos uma equipe, como costumo dizer, para não dar nota mil, nem nota 10, digamos que 90% produtiva e pró-ativa — disse Cassina.
Na reunião, o prefeito apresentou um balanço com as principais ações e resultados de todas as pastas e autarquias do município. O trabalho, que diz ter sido uma conquista maior do que esperavam, afirma que deve ter prosseguimento no governo de Adiló Didomenico (PSDB), ao qual se referiu como continuidade de sua administração:
— As urnas, querendo ou não, deram a resposta da nossa administração. (A administração) foi muito criticada no início, (chamados de) golpistas, ratos, roedores, etc., etc. Então, as urnas aprovaram a nossa administração. E o importante é que o Adiló e a Paula (Ioris, também do PSDB, eleita vice-prefeita) pensam exatamente igual à gente e vão dar continuidade a esse governo. Tudo que estamos fazendo será feito com muito carinho e dedicação, até porque eles são bem mais jovens que a gente, então eles têm muito mais gás do que eu — ressaltou Cassina.
Além das ações setoriais, Flávio Cassina também destacou a "abertura de portas" do poder público como uma conquista no seu ano de governo. A analogia se refere a um dos pontos polêmicos que levou ao impeachment de Daniel Guerra (Republicanos), o qual se alegava dificultar o acesso da população e entidades à administração. A CIC, inclusive, era uma das entidades mais críticas ao governo cassado.
Do lado de fora, cobranças
Logo antes e mesmo durante a reunião-almoço, um grupo de empresários do segmento de eventos protestava em frente à CIC. Eles pediam a liberação das atividades e contestavam a autorização para a realização da reunião-almoço, uma vez que alegavam se enquadrar como evento e, ter de obedecer as limitações de público (no máximo 10 pessoas). A assessoria da CIC confirmou que cerca de 100 pessoas participaram da atividade, o que seria cerca da metade do volume de público que normalmente frequenta.
Na apresentação, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, justificou que todos os procedimentos de proteção estavam sendo seguidos conforme as orientações e que o evento seguia os procedimentos recomendados para restaurantes.
Enquanto Cassina palestrava, do lado de fora, Adiló e Paula Ioris buscavam acalmar os manifestantes.
"Incansáveis no trabalho de unir Caxias"
Ivanir Gasparin, presidente da CIC, que é empresário no mesmo segmento de Cassina (venda de armas), não poupou elogios ao prefeito de Caxias na apresentação do evento.
— Faz parte do roteiro da reunião-almoço uma homenagem que queremos prestar ao prefeito Flávio Cassina e, em seu nome homenagear ao vice, Elói Frizzo (PSB), e todo o secretariado. Foram incansáveis no trabalho para unir Caxias do Sul, restituir a harmonia entre os poderes e a sociedade e dar continuidade a projetos de administrações anteriores — afirmou Gasparin, antes de introduzir Cassina ao púlpito.
O presidente da entidade também destacou a "abertura de portas da prefeitura e dos gabinetes" para receber a população e exaltou a condução da administração no período conturbado de pandemia:
— Não bastasse o contexto desafiante que assumiram a prefeitura, tiveram de enfrentar a pandemia, que exigiu esforços redobrados (...). Sabemos que não foi uma missão fácil e acompanhamos o desgaste físico e emocional de quem tem de tomar decisões tão difíceis em situações como a que vivemos nesse 2020. Por isso, em reconhecimento ao trabalho e em agradecimento à sua liderança (...) e certeza de que sua administração ficará na história de Caxias do Sul pela forma honrosa como foi conduzida — elogiou Gasparin.
O presidente da CIC também parabenizou os eleitos Adiló e Paula, ambos presentes na reunião-almoço, e declarou que a entidade apoia o futuro governo.
Daneluz presente
O presidente da Câmara, Ricardo Daneluz (PDT), estava presente presencialmente na reunião-almoço. Diagnosticado com covid no dia 28 de novembro (por teste realizado no dia 27), Daneluz participou do evento após cumprir 10 dias de isolamento instruídos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), caso o vereador não apresentasse mais sintomas da doença.
Daneluz confirmou ao Pioneiro que já está recuperado e que realizou novo teste nesta segunda-feira (7), que resultou negativo.
Ações destacadas por Cassina
A apresentação contou com destaques de todas as secretarias e autarquias do município. Confira alguns dos tópicos mencionados na prestação de contas:
:: Abertura de portas da prefeitura e diálogo com todos setores da comunidade.
:: Destravamento de setores e licitações.
:: Retomada de espaços de clube de mães, movimento comunitários e taxistas.
:: Dedicação aos projetos do Aeroporto da Serra Gaúcha, ocupação da Maesa, asfaltamento do interior, ampliação do aterro, obras de saneamento, recuperação da Codeca e nova gestão da UPA Zona Norte.
:: Enfrentamento da pandemia, além da pior seca dos útimos anos, temporal que destruiu estradas do interior e ciclone bomba.
:: Implantação dos programas Fila Zero e Farmácia Itinerante.
:: Ampliação dos leitos de UTI em 138%.
:: Financiamentos para pagamento das desapropriações da área do Aeroporto da Serra Gaúcha, construção de escolas e ampliação do aterro.
:: Diminuição de despesas com redução de gastos com horas-extras, licença prêmio, regime de sobreaviso, nomeações de pessoal e de valores nos contratos.
:: R$ 60 milhões investidos na pandemia.
:: Encaminhamento de 94 projetos à Câmara (63 aprovados).
:: Elaboração e publicação de mais de 950 decretos.
:: Realização de pelo menos 10 grandes obras pela secretaria responsável.
:: Construção de corredores de ônibus, obras de aslfaltamento, constrição de rampas e aumento de vagas de Estacionamento Rotativo na área central.
:: Aumento da lei do Auxílio Moradia.
:: Reassentamento de famílias em zonas irregulares.
:: Construção de 18 casas no Campos da Serra.
:: Atendimento a mais de 250 famílias no auxílio mudança.
:: Finalização de três obras de escolas infantis;
:: Entrega de escola no Desvio Rizzo.
:: Aprovação de 569.411 metros quadrados de obras.
:: Desburocratização e mutirões para agilizar liberação de alvarás.
: Redução de 741 para 370 moradores de rua.
:: Concessão de mais de 55 mil cestas básicas.
:: Aumento de 4.765 pessoas no Cadastro Único.
:: Aplicação de R$ 3 milhões de recursos da Lei Aldir Blanc.
:: Captação do evento Surdolimpíadas de Verão para 2021.
:: Manutenção de 100% das áreas públicas de esporte e lazer.
:: Mais de 5,4 mil novas MEIs abertas.