Os mais de 20 anos de atuação na política não são suficientes para que Lucila Maggi não vivesse um novo desafio. Em 2021, a fotógrafa formada em Assistência Social será a primeira mulher a assumir a prefeitura de Bom Jesus, cidade de pouco mais de 11 mil habitantes e que completou 107 anos de emancipação neste ano. O título é familiar para Lucila, já que ela também foi a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara de Vereadores do município. Aos 41 anos, e desde os 16 ligada ao MDB, ela afirmou à reportagem, nesta terça-feira (17), que pretende cuidar do povo da cidade onde nasceu.
— Nós queremos dar uma atenção especial às pessoas que estão muito desassistidas principalmente na questão de habitação, saneamento e saúde em Bom Jesus. Cuidar especialmente das crianças e jovens porque temos muitos problemas de drogadição na nossa cidade. Com força de vontade e fé, iremos resolvendo cada problema — diz.
Lucila concorreu pela segunda vez ao maior do cargo do Poder Executivo em 2020. Na primeira tentativa, em 2016, não obteve sucesso nas urnas, ao contrário deste ano, quando ela atingiu 54,19% da preferência do eleitorado. Ela obteve 3.661 votos e superou o candidato Diogo Grazziotin Dutra, que ficou em segundo lugar, com 43,77% dos votos válidos (2.957, no total).
Lucila ganhou pela chapa Bom Jesus Pode Mais - coligação entre MDB e PDT, que tem como vice Diogo Kramer Boeira (PDT)e.
Desde jovem atuante em movimentos sociais, Lucila conheceu o que é concorrer a algum cargo público já aos 20 anos, quando foi eleita conselheira tutelar. Depois disso, foi apenas um passo para a trajetória de vereadora. Em 2008, sagrou-se como a mais votada no pleito ao Legislativo e acumulou duas presidências na Casa. Nos últimos quatro anos, atuou como assessora parlamentar do deputado estadual Alceu Moreira (MDB).
— Foi um avanço para a mulher eu ter sido a mais votada (na Câmara) e ter sido a primeira presidente mulher do Legislativo de Bom Jesus. Fui mulher sozinha na Câmara e, depois disso, tivemos duas eleitas — lembra.
No vídeo em que ela aparece se apresentando ao eleitor, Lucila ressalta que vem de família de produtores rurais e de fotógrafos.
— Aprendi a ser fotógrafa e essa profissão me deu a oportunidade de conhecer a cidade inteira. Estive presente nos melhores momentos de quase todas as pessoas da cidade. É difícil alguém que não tenha sido fotografado por nós. Também, por isso, visitei muitos lugares e vi situações que me incomodaram — conta.
Lucila é casada. Tem duas filhas biológicas e uma adotiva com idades de 13, 18 e 26 anos.
— Vejo Bom Jesus uma cidade mais próspera no futuro, com turismo e estradas melhores. Meu desejo é que empresas venham se instalar em Bom Jesus porque nós temos mão de obra qualificada! — afirma.