Com cerca de 121 mil habitantes, segundo o IBGE, Bento Gonçalves é a segunda maior cidade da Serra Gaúcha. Proporcionalmente, também é a segunda maior em número de candidatos à prefeitura. Neste domingo (15), em torno de 89 mil eleitores escolherão o novo chefe do Executivo entre 9 nomes que disputam o cargo — um dos candidatos, Carlos Pozza (PSC), teve a candidatura impugnada e o recurso ainda não havia sido julgado na tarde de ontem. Em Bento, o pleito se dará em turno único, e a decisão sai no domingo.
Do ponto de vista das demandas, entidades consultadas pelo Pioneiro elencam prioridades nas áreas de maior apelo social: saúde, educação e segurança. Também se ressalta a atenção a eixos econômicos, desde enxugamento da máquina pública até os relacionados aos segmentos geradores de renda, como é o caso do turismo.
— Aprimorar ainda mais sua estrutura nas áreas de saúde, de educação e da segurança pública. Como cidade turística que é, também precisa continuar a fortalecer o turismo em pontos estratégicos de nossos distritos, além dos programas de incentivo à indústria — pontua Rogério Capoani, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).
A infraestrutura viária também é ressaltada como uma das demandas primordiais.
— O trabalho conjunto com a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) para reivindicar melhorias na infraestrutura viária e a integração entre os poderes públicos locais, para a região toda se desenvolver de maneira adequada, também são ações que esperamos do novo prefeito _ salienta Capoani.
Em documento entregue aos 9 candidatos, o Sindilojas de Bento cobrou atenção ao comércio e medidas como enfrentamento à informalidade, capacitação de trabalhadores por meio de programas públicos, liberdade para funcionamento de estabelecimentos, além de propor o enxugamento da máquina pública, especialmente referente a cargos de confiança.
A administração pública representa a terceira principal fonte de geração de renda no município (15%), atrás apenas de comércio de bens, serviços e turismo (54%) e indústria (22%). O funcionalismo público municipal conta com cerca de 3 mil servidores (entre ativos e inativos). Devido à representatividade da classe, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG), Neilene Lunelli, cobra maior abertura de diálogo da próxima gestão.
— Não só os professores, mas gostaríamos que todos os servidores fossem ouvidos, que houvesse diálogo. Estamos sentindo falta disso, de ter vez e voz. Esperamos que os próximos gestores entendam que os servidores não são inimigos, pelo contrário, contribuímos com sugestões vindas do próprio dia a dia do funcionalismo, e das escolas. Quem move a máquina pública é o servidor — destaca.
O MUNICÍPIO
População: 121.803
Eleitores: 89.448
Orçamento 2020: R$ 555,5 milhões
Fontes: IBGE (estimativa de 2020), TSE e Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves
AS 3 PRIORIDADES
As demandas mais citadas, a partir da manifestação de entidades representativas
1 Atenção ao trinômio saúde-segurança-habitação.
2 Fortalecimento do turismo
3 Integração regional.
OS NOVE CANDIDATOS
Alcindo Gabrielli (MDB)
Coligação: MDB/ PL / Patriota
58 anos, advogado.
Prioridade: "Quando fui prefeito, investi 42,5% em educação e quero voltar a tratar a educação como prioridade. Hoje, Bento Gonçalves, tem um déficit de quase 800 vagas em creches, vamos ampliar o número de vagas. É preciso criar escolas em turno integral e ampliar o contraturno escolar."
Execução: "Vamos voltar a investir em educação, saúde e segurança. Precisamos saber qual a situação atual da nossa prefeitura, mas vamos fazer uma gestão responsável que priorize os gastos nas necessidades urgentes do povo."
Outros planos: "Vamos concluir a obra do Hospital Municipal, disponibilizar médicos e remédios nas UBSs da cidade e do interior. Na segurança, vamos ampliar o número de câmeras de videomonitoramento na cidade e no interior. Instalar bases da Guarda Municipal em pontos estratégicos."
Moacir Camerini (PSB)
Sem coligação
48 anos, empresário.
Prioridade: "A continuidade e conclusão do Hospital Público do Trabalhador, pois a saúde deve ser garantida para todos. Há muitos anos que o povo vem esperando por um hospital público e de qualidade e o município tem que dar condições e qualidade de vida para as pessoas."
Execução: "Para a execução desta obra serão necessários recursos estaduais e federais, e, caso necessário, parceria público-privada. Além disso, será realizado um enxugamento da máquina pública."
Outros planos: "Garantir a participação popular nas definições do orçamento, redução de cargos de confiança, ampliar as vagas de escolas infantis e construção de escolas de tempo integral, melhorar as condições das estradas no interior."
Álvaro Becker (DEM)
Sem coligação
63 anos, servidor público estadual (delegado).
Prioridade: "Sendo delegado de Polícia há 20 anos, 15 em Bento Gonçalves, tenho como prioridade máxima a segurança pública no município. Vamos investir pesado na segurança informatizando as polícias e a Guarda Civil. Vamos fazer o cercamento eletrônico na cidade, entre outras ações."
Execução: "Vamos reduzir os gastos da máquina pública, revisando os gastos e reorganizando as finanças do município. Encaminhar projeto para o Ministério da Justiça para subsidiar as ações que vamos executar na área da segurança. Vamos realizar parcerias e podermos realizar os projetos em cada área especifica."
Outros planos: "Construir e ampliar vagas nas creches, implantação de escolas de turno integral e cívico militar; colocar em funcionamento farmácias públicas 24 horas; transformar o PA 24 Horas da Zona Norte em UPA; concluir a construção do Hospital Regional (UPA-Botafogo)."
Diogo Siqueira (PSDB)
Coligação: PP / Republicanos / PSDB
41 anos, odontólogo.
Prioridade: "Nossa prioridade é a saúde, vamos ampliar a estrutura de atendimento do Complexo de Saúde, nosso hospital público. Seguiremos com o programa Remédio para todos, com a utilização de farmácias públicas descentralizadas."
Execução: "Após o fim da pandemia, iremos utilizar a estrutura existente contra a covid-19 para internação de pacientes, agilizando o atendimento, vamos concluir o Bloco Cirúrgico. Quando estava na Secretaria de Saúde, iniciamos um trabalho pioneiro que permite a realização de obras através da troca por terrenos."
Outros planos: "Implantaremos o programa Sentinela na segurança, ampliando a Guarda Civil, aumentando o sistema de videomonitoramento; na educação, além de ampliar o número de vagas, vamos construir mais escolas e implantar o programa Saber Digital para reforço escolar online para os alunos; vamos ampliar pavimentações e implantar o subsídio para tornar a passagem de ônibus mais barata."
Marcio Possan (PT)
Sem coligação
51 anos, psicólogo.
Prioridade: "Retomar programas de geração de renda em Bento Gonçalves. Daremos prioridade também à implantação do Tarifa Zero para o transporte público (ônibus grátis) para toda população."
Execução: "A geração de renda será através das parcerias com indústria, comércio, além da captação de recursos através dos incentivos do governo federal. No caso do Tarifa Zero, criaremos um fundo municipal para está finalidade que será mantido através de recursos oriundos do governo federal e de um amplo acordo de participação com as empresas de transporte locais. "
Outros planos: "Também implantaremos o Bento Auxílio, programa de auxílio que se estenderá após o fim do auxílio do governo federal. Para isso, usaremos do fundo de emergência do município, que pode ser usado exatamente para finalidades de emergência social. Os demais projetos podem ser conhecidos através de nossa página no Facebook Bento + Humana e Feliz."
Paulo Caleffi (PSD)
Coligação: PDT/ PTB/ PSD
72 anos, administrador.
Prioridade: "Estabelecer um choque de gestão na administração pública, que culminará em uma reforma administrativa realizada no sentido de otimizar os recursos disponíveis e reduzir os custos de operação."
Execução: "Estabeleceremos dois eixos transversais que nortearão a execução da reforma administrativa. Um deles que cuidará das áreas afetas ao desenvolvimento social e outro com objetivo no crescimento econômico."
Outros planos: "As principais prioridades estão em resolver os problemas de acesso à saúde e à educação, implementar o videomonitoramento inteligente da cidade e do interior e criar programas de inovação, desburocratização e incentivo à criação de empregos."
Carlos Roberto Pozza (PSC)*
Sem coligação
70 anos, arquiteto.
Prioridade: "Todos os meios que o Executivo puder oferecer ou colaborar para desenvolver empresas, indústrias e inovação no município o fará, porque oportuniza o desenvolvimento das pessoas e da cidade."
Execução: "Criar a Secretaria de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo. Descentralizar o comércio, promovendo a mobilidade urbana como fator estratégico de competitividade. Desburocratizar os serviços públicos para facilitar e incentivar o empreendedorismo, emprego e renda."
Outros planos: "Saúde, com atendimento a domicílio para melhor aproveitamento dos recursos humanos e econômicos. Colégio cívico militar. Integrar as inteligências policiais. Projetos e parcerias público-privadas para o desenvolvimento da cultura e turismo, com atenção ao interior da cidade."
* Até esta sexta-feira, a candidatura seguia indeferida, mas há recurso para ser analisado pelo TSE e, portanto, ela está apta a seguir em campanha.
Volnei Tesser (Cidadania)
Coligação: Cidadania/ PSL
57 anos, servidor público municipal.
Prioridade: "Concluir o Hospital Comunitário e buscar certificação, farmácia e exames 24 horas, promover concurso público para suprir as demandas, informatizar o sistema, aquisição de suprimentos e equipamentos, padronizar o atendimento, reduzir às filas e devolver a dignidade ao povo de Bento."
Execução: "Buscar recursos federais e parcerias público-privadas. Após a execução, será definida a forma de gestão do hospital. Abertura da farmácia da UPA e exames 24 horas será imediato. Racionalização e melhor gestão dos serviços públicos."
Outros planos: "Prefeitura de portas abertas; construir creches, abrir escolas no contraturno; apoiar o esporte; dar condições de infraestrutura ao interior; ampliação do sistema de videomonitoramento mais tecnologia e inteligência artificial, aumentando os fatores de proteção a comunidade."
Volmar Giordani (PRTB)
Sem coligação
46 anos, empresário.
Prioridade: "Colocar pessoas técnicas em cada secretaria, desburocratizar, diminuir a máquina pública, aumentar a eficiência e eficácia. Fazer uma parceria público-privada para o término do hospital, tornando-o um hospital universitário. Asfaltar o interior."
Execução: "Com parceria público-privada para o hospital, e para asfaltar da Linha Alcântara até a ponte de Veranópolis, do Borgo via Burati até o mesmo local, com recursos próprios, captação de emendas e projetos federais, tornando um roteiro turístico e de ciclismo."
Outros planos: "Escola cívico militar, vagas em creches e escolas, duplicação da BR-470 via governo federal, trem de passageiros VLT, Rua Coberta e Mercado Público como centro turístico, revitalização do centro e bairros, apoio às entidades e clubes de serviço."
Leia também
Conheça as prioridades da comunidade e dos três candidatos à prefeitura de São Marcos
Conheça as prioridades da comunidade e dos quatro candidatos à prefeitura de Farroupilha