Pioneiro, Gaúcha Serra e pioneiro.com dão continuidade à série de oito reportagens que apresentam temas citados como as maiores preocupações por entrevistados em pesquisa desenvolvida pela RBS, a serem observados pelo futuro prefeito. Para 33% dos que responderam ao levantamento, garantir o direito a uma educação de qualidade é tema que ocupa as três primeiras demandas. Zerar a fila de espera por vagas para crianças entre zero e 3 anos segue como grande desafio da cidade.
Educação é sempre prioridade dos governos. Ou ao menos deveria ser. O tema é também uma inquietação da comunidade, como mostra uma pesquisa realizada pela RBS com eleitores de Caxias do Sul. Eles foram questionados a respeito dos assuntos mais relevantes para a melhoria do município e 10% apontaram a educação como principal problema da cidade.
Entre as considerações dos eleitores, está a preocupação com as propostas para o ensino e a falta de vagas na educação infantil, problema que persiste há anos e é pauta recorrente nas campanhas. Como resolver a fila de espera é a grande questão. Conforme dados da prefeitura, o déficit é de 3.536 vagas para crianças de zero a três anos, e de 11 para crianças entre quatro e cinco (quando o ensino é obrigatório).
As pequenas Paola Helloá, 2 anos e 6 meses, e Maria Helloisa, 3 anos e 5 meses, nem chegam a figurar na lista de espera. Josiane Patrícia Mello Elias, 29 anos, mãe das duas, desistiu de inscrever as filhas quando procurou, em março, antes da pandemia, a Secretaria da Educação e soube que não havia mais vagas. Sem ter onde e com quem deixar as meninas, não pode trabalhar e depende apenas, segundo ela, de um benefício de R$ 500 que recebe do INSS.
— Sei de uma reciclagem que paga R$ 1,1 mil mais cesta básica em Forqueta e eles buscam em casa. Me ajudaria muito, mas não tenho como deixar as duas sozinhas — lamenta Josiane, que se separou recentemente e diz não estar recebendo pensão do ex-marido.
Além de não conseguir trabalhar por não ter com quem deixar Paola e Maria, ela sente que as filhas estão perdendo a chance de aprendizado e convivência com outras crianças.
— A maiorzinha fala: "mãe, quero ir para a escolinha." Seria bom, porque desenvolve e sai de casa um pouco, porque a gente sai pouco, só levo no parquinho e dar uma volta da rua — conta Josi, moradora do loteamento Campos da Serra.
De acordo com a administração municipal, na faixa etária de quatro a cinco anos, o número de crianças matriculadas é de pouco mais de 3 mil; 2.103 de zero a três anos frequentam as escolas infantis com contrato de gestão compartilhada; e 2.205 crianças de quatro e cinco anos estão na pré-escola e matriculadas nas escolinhas também com gestão compartilhada. São 45 escolas com esse modelo de contrato. A quantidade de vagas compradas em escolas infantis por determinação judicial é de pouco mais de 4,5 mil.
Raio-x
Escolas municipais: 81.
Alunos matriculados na educação básica na rede municipal: 30.873.
Alunos matriculados na EJA nas escolas municipais: 405.
Escolas infantis: 45 EEIs (escolas de educação infantil) com contrato de gestão compartilhada.
Crianças matriculadas na educação infantil: 3.022 crianças de 4 e 5 anos nas EMEFs; 2.103 crianças de 0 a 3 anos (creche) matriculados nas EIs com contrato de gestão compartilhada; 2.205 crianças de 4 e 5 anos na pré-escola e matriculados nas EIs com contrato de gestão compartilhada.
Crianças na fila da educação infantil: 3.536 crianças (0 a 3 anos) e 11 crianças sem escola (4 a 5 anos).
Vagas em escolas infantis compradas por determinação judicial: 4.552 vagas compradas.
Professores da rede municipal: 2.875 professores.
Fonte: prefeitura de Caxias do Sul