Pioneiro, Gaúcha Serra e pioneiro.com dão continuidade à série de oito reportagens que apresentam temas que são as maiores preocupações de eleitores entrevistados em pesquisa da RBS. Dois especialistas opinam sobre as possibilidades para melhorar a educação em Caxias do Sul. Confira:
Simone Martiningui Onzi, pedagoga, psicopedagoga e mestre em Gestão Educacional. Coordenadora e docente do curso de Pedagogia da FSG Centro Universitário
ACESSO E QUALIDADE
"Enxergo a educação e as escolas de Caxias do Sul com bons olhos no que diz respeito aos professores, funcionários, pais, alunos e comunidade escolar. Existe um excelente trabalho sendo feito por todos que estão “na linha de frente”, em especial na relação professor x aluno, mesmo que, por vezes, com poucos recursos. Por isso, entendo que é de extrema importância, em um primeiro momento, ofertar o acesso à escola pública para todos, visto que é um direito garantido por lei. Em segunda instância, o desafio é elevar cada vez mais a qualidade do ensino nas escolas para que haja, ao fim do ciclo escolar, uma maior equidade em oportunidades para os alunos egressos do ensino público."
ONDE INVESTIR
"Sobre a garantia de acesso ao ensino público gratuito, é necessária a criação de políticas de governo (e não políticas partidárias) que assegurem o atendimento necessário para essa demanda. Sobre a qualidade do ensino, pedagogicamente falando (com ou sem pandemia), é importantíssima a valorização da profissão docente e investimento na formação dos professores, em questões técnicas e pedagógicas, bem como cuidar da saúde emocional desses profissionais. O professor cada vez mais é chamado à sua própria reinvenção, sempre pensando novas propostas de ensino que tornem as aulas mais significativas, e para isso precisa ser apoiado e respeitado. Ainda pode se pensar, em termos de espaços de ensino aprendizagem, em um ensino no modo integral. E nessa expansão do currículo, oportunizar para as crianças e adolescentes o desenvolvimento de suas múltiplas inteligências, com atividades diferenciadas para além da oferta regular da escola."
CONSTRUIR MAIS ESCOLAS
"Em relação à falta de vagas, com certeza, para atender a demanda da cidade se faz necessária a construção de mais escolas infantis. Paliativamente, a compra de vagas em escolas infantis privadas auxilia na diminuição de demanda, mas como um “tapa buraco”, e não como uma melhoria efetiva. Contudo, ainda assim, a oferta de um maior número de vagas para o ensino infantil precisa estar conectada à oferta de uma educação infantil que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo em crianças de 0 a 5 anos."
Nilda Stecanela, doutora e mestre em educação, coordenadora do diretório do CNPq Observatório de Educação da UCS e pró-reitora acadêmica da UCS
ASSEGURAR DIREITO
"Muitos são os desafios ainda presentes para que possamos efetivar o direito à educação preconizado em nossa Constituição cidadã (1988). Ainda há lacunas, a exemplo da garantia de vagas na Educação Infantil e das condições adequadas de as gerações mais novas estudarem sem a necessidade de abandonar e/ou de coadunar a escola e o trabalho. Entre os modos de enfrentamento estão: a garantia do acesso com vagas para todas as crianças e jovens em idade escolar; a formação continuada dos professores e a sua valorização, com salários e condições de trabalhos dignos; ambientes de aprendizagem adequados, com conforto térmico, acústico, luminoso e com possibilidades de interações e acesso ao conhecimento."
DIGITAL E PROFISSIONAL
"A educação digital veio para ficar e, por isso, é necessário que os orçamentos institucionais prevejam as condições para o acesso à internet, bem como às vivências que os recursos tecnológicos oportunizam. Formação de professores, laboratórios de informática, redes de internet devem ser parte do cotidiano de todas as instituições. Os percursos de formação profissional, nos seus diferentes níveis e dimensões – técnico, tecnológico, licenciaturas e bacharelados — devem estar no horizonte próximo."
GESTÃO DA CIDADE
"Os papéis das diferentes instituições — escolas e universidade, família, poder público e sociedade — devem ser compartilhados. Os processos de educação ao longo da vida, a exemplo dos espaços de convivência voltados aos idosos e das escolas de educação de jovens e adultos, devem ser considerados como parte integrante da magnitude que envolve a gestão de uma cidade como Caxias do Sul. Acho que um espaço seguro e qualificado para nossas crianças é de responsabilidade de toda a sociedade, inclusive do setor produtivo. Penso que deva ocorrer uma grande discussão em nível de cidade para equacionar o problema, buscando responsabilização e contribuição de todas as partes."
BASE PARA DECISÕES
"Destacaria a importância de os gestores basearem suas decisões considerando a produção do conhecimento sobre educação disponível na Universidade de Caxias do Sul (UCS), nos seus programas de mestrado e doutorado."
A reportagem também ouviu usuários do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul e perguntou: O que o próximo prefeito pode fazer para melhor a educação em Caxias? Veja as respostas:
"Seria bom que melhorasse, mas não tem condições, nosso país está falido. Gostaria que tivesse colégios bem estruturados, professores bem remunerados, condições adequadas para as aulas." Jorge Moreira, 73, aposentado
"Um aplicativo mais eficaz para as aulas remotas, que poderia ser usado depois." Fábio Silveira, 33, metalúrgico
"Mais vagas para crianças de quatro a cinco anos. Mais escolas. Moro em Forqueta e não tem escola municipal lá, só tem estadual e particular. A minha filha estuda em Farroupilha. Eu preferi colocar lá porque particular não dá para pagar e na estadual falta muito professor." Raquel Corrêa Ritta dos Reis, 40, dona de casa
"O ensino é bom. Minha neta estuda na Afonso Secco e eu acho excelente. Tem transporte, tem tudo." Ivonete de Fátima Sanani, 53, aposentada
"Construir creches, porque as mães precisam para poder trabalhar." Jussara da Rosa, 58, dona de casa