Oito partidos realizam neste final de semana convenções para definição de candidatos e oficialização de coligações para as eleições de Caxias em novembro. No sábado, sete partidos anunciarão nominatas para a disputa à Câmara em quatro eventos: Podemos, que confirmará Antonio Feldmann para a disputa ao Executivo em chapa com Odir Ferronato de vice; PDT, que confirmará Edson Nespolo como candidato a prefeito e Edson da Rosa (PP) como vice; PSOL, que tende a confirmar apoio ao candidato petista Pepe Vargas; e PSDB, PTB, PSC e Solidariedade, que realizam suas convenções em um mesmo evento e confirmaram unidade em torno da chapa Adiló Didomenico (PSDB) como candidato a prefeito e Paula Ioris (PSDB) para vice.
Leia mais
Partidos da coligação de Adiló e Paula na disputa à prefeitura de Caxias fazem convenção neste sábado
Em convenção, PL anuncia vice na chapa à prefeitura de Caxias
Vinicius e Kiko são confirmados para a disputa à prefeitura de Caxias
PL oficializa Renato Nunes na disputa à prefeitura de Caxias nesta sexta-feira
Já no domingo, é a vez do PSB realizar sua convenção, na qual confirmará o nome de Elói Frizzo para concorrer como vice de Carlos Búrigo, candidato do MDB.
Apenas o PSOL realizará o encontro de forma totalmente online. O Podemos promoverá o evento de forma mista (presencial com executiva e virtual para o restante), e os demais partidos votarão de maneira presencial, embora cada convenção com peculiaridades em razão das medidas de distanciamento social. As dos quatro partidos unidos em torno da dobradinha Adiló-Paula, por exemplo, farão a convenção no formato drive-thru _ para não haver aglomeração, os filiados passam com o carro e assinam o livro de presença.
Os encontros não devem contar com surpresas, embora ainda se sustente uma indefinição com relação ao PSOL. Chegou a se abrir divergência no partido sobre o rumo a seguir nas eleições. Enquanto uma frente defende o apoio a Pepe Vargas, outra tenta emplacar candidato próprio à majoritária.
As convenções também consolidam a diluição da aliança que perdeu as últimas eleições para o ex-prefeito Daniel Guerra (Republicanos), grupo então representado por PDT, MDB, PSB, PP e PSDB, entre outros — ao todo, a chapa era apoiada por 21 partidos. Para o pleito deste ano, não só PDT e MDB desfizeram a coligação de mais de uma década, como cada qual lançou seus próprios candidatos e atraiu um dos dissidentes para a majoritária: o PDT formou aliança com PP e o MDB, com o PSB. A saída do ex-vice-prefeito Antonio Feldmann do MDB (partido pelo qual concorreu a vice na chapa com Edson Néspolo, do PDT, em 2016) e sua indicação como candidato pelo Podemos também reforçou o desmonte do grupo.
Na quinta-feira (10), DEM, PSD e Avante realizaram suas convenções e na sexta-feira (11), o PL. DEM e PSD confirmaram Vinicius Ribeiro (DEM) para prefeito e Kiko Girardi (PSD) candidato a vice. E o PL lançou Renato Nunes para prefeito. Antes, Novo e a composição PT-PCdoB também já havia realizado convenções. Pelo Novo, foi confirmada a candidatura de Marcelo Slaviero, enquanto o PCdoB confirmou o advogado Cláudio Libardi como companheiro de chapa de Pepe.
Enquanto isso, o Avante fez convenção na quinta-feira e retirou a candidatura de Mari Souza, até então a única mulher que havia sido lançada candidata a prefeito. Nesta sexta-feira, o partido decidiu apoiar Búrigo, candidato do MDB. Agora, restam 11 candidaturas na disputa pela prefeitura de Caxias do Sul.
CONVENÇÕES NESTE SÁBADO
PDT: convenção presencial. Ocorre das 9h às 13h, em local aberto na Rua Dr. Augusto Pestana, 55, em São Pelegrino. Serão oficializados os nomes de Edson Nespolo como candidato à prefeitura e Edson da Rosa (PP) como vice. Nominata completa de 35 candidatos a vereador.
Podemos: convenção mista: presencial com executiva e virtual para o restante. Ocorre das 9h às 11h, na Galeria Kayser, Sala 11, Centro, Avenida Júlio de Castilhos. Oficialização de Antonio Feldmann como candidato a prefeito e Odir Ferronato como vice. Terá nominata completa de 35 candidatos à Câmara.
PSDB: convenção em formato drive thru. Membros do Diretório passarão no comitê da Rua Garibaldi, 248, bairro Pio X, entre 16h e 18h, votarão e registraram suas presenças, indo embora. PTB, Solidariedade e PSC farão convenções próprias na mesma data e local. Só mudam os horários: PSC das 11h às 12h; Solidariedade, das 14h às 15h; e PTB, das 15h às 16h. Todos deverão apresentar nominata completa de 35 candidatos à Câmara.
PSOL: convenção online, às 14h. Partido deve oficializar apoio ao candidato Pepe Vargas (PT) e apresentar nominata de cerca de 10 candidatos a vereador.
NO DOMINGO
PSB: convenção presencial. Ocorre das 9h30min às 11h30min, no restaurante Massas da Nona, na Avenida Júlio de Castilhos, 512. Deve oficializar Elói Frizzo como candidato a vice de Carlos Búrigo (MDB) e apresentar nominata de 35 candidatos à Câmara.
JÁ REALIZARAM CONVENÇÃO
Novo: confirmou a dobradinha Marcelo Slaviero candidato a prefeito e Cesar Bernardi a vice.
PT: oficializou Pepe Vargas candidato a prefeito.
PCdoB: confirmou Cláudio Libardi como candidato a vice na chapa encabeçada por Pepe.
DEM: confirmou Vinicius Ribeiro candidato a prefeito.
PSD: confirmou Kiko Girardi candidato a vice na chapa de Vinicius.
Avante: retirou a candidatura de Mari Souza a prefeito.
Patriota: confirmou Nelson D'Arrigo como candidato a prefeito e Andréia Garbin a vice.
REALIZAM A CONVENÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA
PP: para confirmar Edson da Rosa como candidato a vice de Edson Néspolo, em coligação com o PDT.
PL: para confirmar Renato Nunes como candidato a prefeito e Priscila Vislaboa a vice.
FALTAM REALIZAR
PV: convenção marcada para dia 14, conjuntamente com a Rede. Para confirmar Abrelino Frizzo candidato a prefeito.
MDB: para confirmar Carlos Búrigo candidato a prefeito. Convenção marcada para o dia 15.
Republicanos: marcada para dia 16, último dia para realização de convenções. Partido do prefeito cassado Daniel Guerra, composição mais cotada é Júlio César Freitas da Rosa para prefeito e Chico Guerra para vice.